Livraria do Bairro - 43 MINIATURAS MATEMATICAS - (Varios)
Dados do Livro
43 Miniaturas Matematicas
  • Titulo:

    43 MINIATURAS MATEMATICAS

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Prazer Da Matematica, O nº 43

  • ISBN:

    978-989-616-541-3

  • Tema:

    Ciencias

  • Sinopse:

    O que é a quadratura do círculo? Existe diferença entre o zero e o vazio? Quantos pontos tem o infinito? Como se comparam infinitos? Como é a geometria da Terra? O que são os quaterniões? Existe um hipercubo? Nesta pequena obra responde-se de maneira breve e acessível a estas e outras perguntas que podem servir de aperitivo para descobrir o prazer da matemática.


    O que são as cónicas? E a quadratura do círculo? Existe diferença entre o zero e o vazio? Quantos pontos tem o infinito? Como se comparam infinitos? O que é o teorema de Pitágoras? Como é a geometria da Terra? O que é ageometriaanalítica? E a geometriaprojetiva? O que são os quaterniões? Existe um hipercubo? Quais os pontos notáveis de um triângulo?


    Nesta pequena obra procuramos responder de uma maneira breve e acessível a estas e outras perguntas,que podem servir de aperitivo para descobrir como amatemática tem um notável potencial de revelação das estruturas e padrões quepermitem compreender o mundoà nossa volta.


    Os quarenta e dois aperitivos matemáticos que constituem o conteúdo deste livro de divulgação foram redigidos por um colectivo de dez professores e investigadores do Departamento de Matemática e do Centro de Matemática da Universidade do Porto, no âmbito das comemorações do MPT2013 – Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra.


    «O que acontece quando se junta uma dezena de matemáticos? É inevitável: fala-se de matemática. É o que acontece neste pequeno livro – de uma forma simultaneamente brilhante e original. Sob a forma de miniaturas, onde um pequeno texto sobre uma ideia específica é acompanhado por curiosidades e ilustrações, os autores transportam-nos numa suave viagem pelas ideias da matemática: dos tipos de infinito aos hipercubos, da geometria à arte. Uma delícia para a mente.»

    Jorge Buescu

Sugestões