Livraria do Bairro - ADEUS NIASSA - (Mauricio Bergstein)
Dados do Livro
Adeus Niassa
  • Titulo:

    ADEUS NIASSA

  • Autor:

  • Editora:

    Estudio Didactico

  • Coleção:

    Extra Estudio Didactico

  • ISBN:

    978-972-8714-78-9

  • Tema:

    Literatura / Critica

  • Sinopse:

    O Estúdio Didáctico tem o prazer de anunciar o lançamento em Portugal da caneta TING. Trata-se de uma tecnologia inovadora que vem revolucionar a maneira como conhecemos e interagimos com o livro.

    Um ano depois da criação e lançamento da tecnologia TING na Alemanha, que se traduziu num tremendo sucesso quer pela aceitação do público, quer pelos prémios recebidos (a nível tecnológico e educacional), Portugal é um dos primeiros países do mundo a acolher esta tecnologia e esta nova abordagem ao livro e aos seus conteúdos.

    A TING é basicamente um dispositivo com a forma de uma caneta, composta por um micro processador, um micro disco de armazenamento de dados e ainda por uma coluna de som integrada. Na sua extremidade existe um pequeno sensor e scanner que deteta uma codificação impressa nos livros, de forma invisível, e que permite associar cada imagem, palavra ou texto a um ficheiro áudio reproduzindo os conteúdos associados.

    As possibilidades de exploração de um livro são potenciadas a um nível nunca antes pensado. Desde a leitura de palavras ou textos, a músicas, explicações técnicas ou científicas, histórias, ensino ou simplesmente para brincar e jogar, a TING dá vida aos livros! Abrangendo os livros infantis e juvenis, materiais educacionais e didáticos, jogos, materiais de apoio ao estudo, atividades extracurriculares ou aprendizagem de línguas, que vão apaixonar os mais novos, até aos produtos dedicados à educação especial, livros temáticos, guias de viagem interativos, dicionários que interagem com o utilizador e ajudam na aprendizagem das pronúncias e acentuações, ou mesmo conteúdos para seniores com limitações auditivas ou visuais, a aplicação desta tecnologia é muito vasta.

    Este novo conceito arranca em Portugal com a chancela do Estúdio Didáctico, responsável pela marca em Portugal e também pelas primeiras edições de livros, numa parceria com a gráfica Colprinter, homologada como gráfica exclusiva para a impressão de livros e conteúdos preparados para a tecnologia TING.

    Esta parceria empreendedora entre duas empresas nacionais tem como objectivo central a produção e comercialização de materiais de elevado conteúdo pedagógico e educativo.

    O arranque deste projeto ocorre com o lançamento do kit de iniciação, composto por uma caneta TING e um livro de aprendizagem de inglês para as crianças mais pequenas.

    Este projeto tenciona alargar-se a todo o mercado editorial português fomentando o investimento de várias editoras em livros impressos para a tecnologia TING. Na Alemanha são já 15 as editoras a produzir conteúdos preparados para a TING. Editoras como a Bertelsmann, Langenscheidt, Haba, Kosmos, entre outras.

    O funcionamento desta caneta é muito simples e prático. Este dispositivo vem já preparado com uma plataforma de gestão de conteúdos, onde se efetuam as descargas online dos conteúdos áudio para cada livro. Dispõe de uma bateria recarregável incorporada com uma autonomia de aproximadamente 10 horas, sem peças soltas perigosas para crianças e com um formato ergonómico preparado para destros e canhotos, crianças e idosos. O seu sistema de funcionamento é simples e intuitivo com poucos botões que se destacam de forma clara.

    A TING é uma excelente ferramenta de aprendizagem, como se pretende demonstrar com o lançamento do kit de iniciação. As crianças vão poder treinar as suas habilidades motoras, aumentar a sua perceção e desenvolver o seu vocabulário em várias línguas.

    Com este conceito o livro é enobrecido e revalorizado, ao mesmo tempo que se desperta o interesse dos mais novos por um material que tem vindo a perder terreno para as novas tecnologias. A combinação de texto, imagem e som torna os conteúdos particularmente apelativos, e transforma o ato de aprender num processo mais envolvente e divertido.

Sugestões