Livraria do Bairro - ANGOLA SONHO DOURADO - (Maria Helena Saiago)
Dados do Livro
Angola Sonho Dourado
  • Titulo:

    ANGOLA SONHO DOURADO

  • Autor:

  • Editora:

    Edicoes Vieira Da Silva

  • Coleção:

    Ficcao

  • ISBN:

    978-989-8545-91-6

  • Tema:

    Romance / Ficção

  • Sinopse:

    Maria Helena da Costa Ferrão Pimentel Saiago é licenciada com louvor em Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra. Durante os cinco anos do Curso, foi bolseira do Município do Lobito, em Angola, sua terra natal, tendo nascido no dia 15 de Março de 1935.

    O seu percurso de vida teria sido diferente, se não tivesse adoecido logo após o acto da sua licenciatura, dado que estava previsto que seguiria para a Alemanha como leitora de língua portuguesa, na Universidade de Heidelberg. Esta era a intenção firme do seu saudoso Mestre, Professor Doutor Paulo Quintela.

    Uma vez restabelecida, e dado que possuía o diploma do Curso de Ciências Pedagógicas, decidiu concorrer ao ingresso no estágio para o exercício do Ensino Liceal, com a duração de dois anos, e somente possível num dos três Liceus Normais existentes no país, havendo numerus clausus. Tanto na prova prática, como na prova teórica do seu exame de Estado, obteve os melhores elogios. A esse tempo remonta o seu estágio, no Norte da Alemanha, como bolseira do Goethe Institut.

    Nos anos 60, traduziu para a Livraria Civilização Editora, Porto, obras juvenis, alemãs e inglesas, assim como um livro que obteve, em 1962, o prémio alemão para a melhor obra da literatura infantil.

    Nos seus trinta e seis anos de exercício ao serviço do Estado, desempenhou vários cargos e promoveu inúmeras actividades didácticas e culturais. Equiparada a assistente, também exerceu funções no Ensino Superior.

    De momento, além deste romance, tem prontas a publicar mais quatro obras, uma das quais, um livro de poesia, intitulado Bate Forte, Coração!, e uma outra, em prosa, à qual deu o nome de Ela Tinha Pés de Princesa Inca – Histórias de Vidas. Existe um livro juvenil – Mucandas, palavra do dialecto indígena falado na zona da sua terra, e há, ainda, umas quantas Histórias de Animais, todas elas sobre o mundo dos insectos.

Sugestões