Livraria do Bairro - BRASIL UMA BIOGRAFIA - (Lilia Moritz Schwarcz)
Dados do Livro
Brasil Uma Biografia
  • Titulo:

    BRASIL UMA BIOGRAFIA

  • Autor:

  • Editora:

    Temas E Debates

  • Coleção:

    Extra Temas E Debates

  • ISBN:

    978-989-644-335-1

  • Tema:

    Historia

  • Sinopse:

    «Este livro não pretende contar uma história do Brasil, mas fazer do Brasil uma história.»
    Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil. Nessa travessia de mais de quinhentos anos, debruçam-se não somente sobre a ‘grande história’ mas também sobre o quotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos económicos e os conflitos sociais. A história que surge destas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes.



    Críticas de imprensa:

    «Há tempos precisávamos de uma história do Brasil abrangente, sensível e ancorada em pesquisa rigorosa. Um trabalho que reconhecesse os avanços extraordinários dos últimos cinco séculos mas que também tratasse com franqueza dos muitos obstáculos para a constituição de uma cidadania social, política e racial plena. Vem assim muito a calhar este admirável tour de force de duas das maiores historiadoras brasileiras da atualidade.»
    Kenneth Maxwell

    «Este livro é uma biografia não autorizada de um personagem complexo chamado Brasil. Ele combina com muita qualidade várias facetas desse personagem que se forma e se transforma ao longo de mais de cinco séculos, e continua se transformando até onde a vista pode alcançar.»
    Boris Fausto, autor de História do Brasil

Sugestões