Livraria do Bairro - CAMARADAS UMA HISTORIA MUNDIAL DO COMUNISMO - (Robert Service)
Dados do Livro
Camaradas Uma Historia Mundial Do Comunismo
  • Titulo:

    CAMARADAS UMA HISTORIA MUNDIAL DO COMUNISMO

  • Autor:

  • Editora:

    Europa America

  • Coleção:

    Grandes Biografias

  • ISBN:

    978-972-1-05928-3

  • Tema:

    Biografias

  • Sinopse:

    Um retrato único do Comunismo no mundo

    Quase duas décadas após o colapso do Comunismo na Europa do Leste e na ex-URSS, Robert Service, um dos maiores especialistas na história da Rússia moderna, examina a história do Comunismo no mundo. Recorrendo a um manancial de fontes, incluindo documentos só agora disponíveis, oferece uma visão humanista da história, assim como uma análise global.

    Camaradas é uma completa e abrangente perspectiva histórica que contempla figuras como Marx e Lenine, Mao, Castro e Cunhal e oferece retratos vívidos e detalhados dos protagonistas e dos eventos decisivos na história do Comunismo. Service analisa não só as altas políticas dos regimes comunistas mas também as condições sociais que levaram tantos milhões a apoiar o Comunismo em muitos países. Defende, de forma decisiva, que os regimes só podem manter-se se seguirem de perto o modelo leninista. O autor analisa regimes duradouros, como os da Jugoslávia e Cuba, e também se debruça sobre revoluções comunistas fracassadas, como na Hungria, em 1919, e partidos ineficazes, nos EUA e noutros locais. Examina a organização e a ideologia comunistas e a atracção que o Comunismo exerce e analisa minuciosamente as ligações internacionais entre as centenas de partidos que surgiram desde a Internacional Comunista até aos dias de hoje.

    A sua inquietante conclusão — e uma importante mensagem para o século XXI — é que, embora o Comunismo na sua forma original esteja morto ou moribundo, a pobreza e a injustiça que fomentaram a sua expansão estão ainda perigosamente vivas e sujeitas à exploração extremista. Perturbador, escrito de maneira apaixonada e brilhantemente fundamentado, este é um livro de História soberbo e de leitura obrigatória.

Sugestões