Livraria do Bairro - CASANOVA 1725 1798 - (Ian Kelly)
Dados do Livro
Casanova 1725 1798
  • Titulo:

    CASANOVA 1725 1798

  • Autor:

  • Editora:

    Aletheia

  • Coleção:

    Extra Aletheia

  • ISBN:

    978-989-622-175-1

  • Tema:

    Biografias

  • Sinopse:

    «Nunca fui atraente, tinha simplesmente uma confiança desenfreada de que era capaz de qualquer coisa.»

    Casanova foi um dos indivíduos mais cativantes e controversos da sua ou de qualquer época. Fanfarrão ou amante perfeito? Burlão ou génio?

    Fez e perdeu fortunas, fundou lotarias oficiais, escreveu quarenta e dois livros, e 3600 páginas de memórias recordando os sabores e cheiros dos anos anteriores à Revolução Francesa – assim como, claro, os seus casos amorosos e encontros sexuais com dúzias de mulheres e uma mão-cheia de homens. A sua energia era espantosa.

    O historiador Ian Kelly recorre a documentos inéditos da Inquisição de Veneza, sobre Casanova, os seus amigos e amantes, que proporcionam uma nova compreensão da sua vida e do seu mundo. A sua investigação abarca, no século XVIII, Veneza, Paris, São Petersburgo, Moscovo, Roma, Praga e o castelo checo onde Casanova viveu, escreveu e morreu.

    Esta é a história de um homem, mas também do livro que escreveu sobre si próprio. As suas memórias valeram-lhe dois séculos de má fama. Mudaram também, para sempre, a maneira como pensamos e escrevemos sobre nós mesmos – e sobre sexo. Ao mesmo tempo que as revoluções – científicas, industriais, políticas e artísticas – transformaram o mundo no século XVIII, Casanova produziu um estudo íntimo e exaustivo daquilo que ele via como a peça mais revolucionária de todas – ele próprio. O mundo, e o modo como nos vemos nele, nunca mais seriam os mesmos.

Sugestões