Livraria do Bairro - DICIONARIO DAS MUNDIALIZACOES - (Cynthia Ghorra-gobin)
Dados do Livro
Dicionario Das Mundializacoes
  • Titulo:

    DICIONARIO DAS MUNDIALIZACOES

  • Autor:

  • Editora:

    Instituto Piaget

  • Coleção:

    Atlas E Dicionarios nº 7

  • ISBN:

    978-989-659-054-3

  • Tema:

    Dicionários / Gramáticas

  • Sinopse:

    As mundializações constituem um fenómeno complexo que marca de forma inequívoca, a história da humanidade. De acordo com este dicionário, realizado sob a direção de Cynthia Ghorra-Gobin, a mundialização coloca-se como um "termo utilizado para descrever o processo de generalização das trocas entre as diferentes partes da humanidade, nos diferentes locais do planeta.


    A mundialização consiste em produzir um nível de sociedade pertinente à escala dos homens". O dicionário propõe, igualmente, um ensaio sobre o conceito e reenvia para outras entradas: globalização, capitalismo, história da mundialização, planetarização. Estas são algumas das possibilidades oferecidas por esta obra de referência que tem por finalidade identificar e conceptualizar as mutações estruturais que afetam diferentes zonas do mundo por intermédio da mundialização.


    O dicionário explica, procura esclarecer o caráter multidimensional da mundialização e da multiplicidade dos pontos de vista. Todas as entradas são apresentadas de um ponto de vista empírico e teórico, incluindo uma dimensão histórica e política. Uma abordagem transdisciplinar (história, geografia, ciências políticas, economia e ciências estratégicas) foi privilegiada. Contando com mais de 150 entradas este dicionário constitui uma fonte de informação importante e um utensílio de reflexão indispensável para pensar sobre os fenómenos contemporâneos.


    De salientar que o dicionário refere o termo "mundialização" no plural para assinalar a ambiguidade entre o internacional e o global e porque integra uma perspetiva histórica à análise, evidenciando a especificidade da nossa segunda mundialização; a primeira mundialização refere-se ao período entre 1870-1914. Por fim a utilização do plural sublinha a diversidade das interpretações possíveis deste fenómeno complexo.

Sugestões