Livraria do Bairro - DOS TEMPLARIOS A NOVA DEMANDA DO GRAAL - (Paulo Alexandre Loucao)
Dados do Livro
Dos Templarios A Nova Demanda Do Graal
  • Titulo:

    DOS TEMPLARIOS A NOVA DEMANDA DO GRAAL

  • Autor:

  • Editora:

    Esquilo

  • Coleção:

    Portugal Esoterico nº 4

  • ISBN:

    972-8605-26-9

  • Tema:

    Historia

  • Sinopse:

    O estudo do ciclo histórico iniciado sob
    a égide de D. Dinis, o rei-trovador, e da rainha Santa Isabel, os soberanos que lançaram as bases políticas, culturais e espirituais que permitiriam, um século mais tarde, a emergência dos Descobrimentos Portugueses.


    No seguimento da obra Os Templários na Formação de Portugal, Paulo Loução aprofunda, no presente trabalho, o estudo do novo ciclo histórico lusitano iniciado sob a égide de D. Dinis, o rei-trovador, e da rainha Santa Isabel, os soberanos que lançaram as bases políticas, culturais e espirituais que permitiriam, um século mais tarde, a emergência dos Descobrimentos Portugueses como uma nova demanda do Graal, para a qual contribuiu indubitavelmente a Ordem de Cristo, concebida por D. Dinis como continuadora da obra da Ordem dos Templários que, na época, fora extinta em toda a Europa.
    O autor divulga igualmente a existência de um conjunto de correntes espirituais e esotéricas europeias que exerceram profunda influência em Portugal desde o reinado de D. Dinis até ao período manuelino. Dante e o seu misterioso 515, a ligação esotérica entre o Graal e o Preste João, o Culto do Espírito Santo, a confraria iniciática dos «Fiéis do Amor» e os conhecimentos secretos de Raimundo Lulo são alguns dos temas abordados neste livro.
    Com fortes ligações a essa Europa heterodoxa, certas elites portuguesas, detentoras de conhecimentos secretos, modelaram a faceta esotérica e científica do Projecto dos Descobrimentos Portugueses. O mistério templário continuava vivo em Portugal.

    Prefácio do Prof. Doutor Manuel Breda Simões e do Eng. Paulo Vallada. Inclui uma série de estampas a cores dos mestres
    Carlos Alberto Santos e Lima de Freitas

Sugestões