Livraria do Bairro - ENDURANCE, O - (Caroline Alexandre)
Dados do Livro
Endurance, O
  • Titulo:

    ENDURANCE, O

  • Autor:

  • Editora:

    Planeta Manuscrito

  • Coleção:

    Extra Planeta Manuscrito

  • ISBN:

    978-989-657-047-7

  • Tema:

    Romance / Ficção

  • Sinopse:

    Um relato emocionante de uma das últimas grandes aventuras da Idade Heróica da exploração – talvez a maior de todas. A lendária expedição de Ernest Shackleton à Antárctida.

    Uma história notável, real, de resiliência e perseverança, que mostra a força de um homem e da sua tripulação.



    Um livro que é também uma lição magna de liderança num contexto adverso. O livro explica todas as vicissitudes por que passaram os tripulantes para sobreviver e como um líder nato, E. Shackleton, organizou, comandou, incentivou e finalmente resgatou todos os seus homens, sem uma única vítima mortal.



    Em Agosto de 1914, poucos dias antes do início da Primeira Guerra Mundial, o famoso explorador Ernest Shackleton, acompanhado por uma tripulação de 27 homens, partiu em direcção ao Atlântico Sul, em busca do último prémio ainda não reclamado da história da exploração polar: a primeira travessia a pé do continente antárctico. Abrindo caminho através do gelado mar de Weddel, distavam apenas 160 km do seu objectivo quando o navio, o Endurance, ficou preso no gelo. Em breve seria esmagado como se fosse madeira de fósforos, deixando a tripulação a flutuar na superfície das placas geladas. A sua terrível provação iria prolongar-se por 20 meses, tendo feito duas tentativas quase fatais de escapar por barco até serem por fim resgatados, sem uma única perda humana. Caroline Alexander dá-nos um relato fascinante da expedição de Shackleton, um dos maiores épicos de sobrevivência de sempre.

    E apresenta-nos o extraordinário e pioneiro trabalho de Frank Hurley, o fotógrafo australiano, cujo registo visual desta aventura nunca fora publicado na íntegra. Em conjunto, texto e imagem recriam a beleza terrível da Antárctida, a destruição do navio e a heróica luta diária da tripulação pela sobrevivência, um milagre tornado possível pela liderança inspiradora de Shackleton. Embora a expedição não tenha atingido o seu objectivo, constitui, indubitavelmente, uma incrível odisseia de sobrevivência e, como tal, Shackleton é hoje visto como o paradigma do líder carismático que sempre soube colocar as vidas humanas acima dos sonhos de glória.

Sugestões