Livraria do Bairro - INDISCIPLINA E VIOLENCIA NA ESCOLA PRATICAS COMUNICACIONAIS PARA PROFESSORES E PAIS - (Feliciano Henriques Veiga)
Dados do Livro
Indisciplina E Violencia Na Escola Praticas Comunicacionais Para Professores E Pais
  • Titulo:

    INDISCIPLINA E VIOLENCIA NA ESCOLA PRATICAS COMUNICACIONAIS PARA PROFESSORES E PAIS

  • Autor:

  • Editora:

    Almedina

  • Coleção:

    Extra Almedina

  • ISBN:

    978-972-40-3003-6

  • Tema:

    Educação / Puericultura

  • Sinopse:

    Este livro foi crescendo, ao longo de vários anos, de situações de trabalho com professores e pais, esforçados em transformar as escolas em lugares mais humanos, onde todos possam ser felizes - trabalhando, aprendendo e convivendo, libertos das situações de indisciplina, violência e bullying que, adquirindo formas crescentes, constituem um dos maiores problemas nas escolas actuais. Estamor perante a 3.ª edição (revista e ampliada) de um livro com interesse para professores, pais, psícológicos escolares e outros agentes educativos. Mais centrado nas perspectivas de intervenção psicológica da indisciplina, na violência e no bullying, as ideias nele contidas podem ser também aplicadas na investigação e na Educação em geral.

    Nota Preambular à 3.ª Edição

    Quando, há 6 anos, fui convidado para a publicação deste livro, não me ocorreu que um dia haveria de passar por uma 3.a edição. Algumas razões me surgem, agora, como salientes: o aumento dos comportamentos de indisciplina e de violência em certas escolas e a falta de respostas da escola actual para uma educação de qualidade a todos os alunos, sem discriminação.
    Em vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de indisciplina que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. O Conselho Europeu assinalou, em 1989, que a violência nas escolas constituía um problema escolar e declarou a necessidade de os sistemas educativos se preocuparem em educar para a pai. Em estudos entre nós, a indisciplina aparece como a principal causa de insatisfação e stresse na profissão docente, embora a violência ou o bullying não constituam, ainda, um problema sistemático, dada a sua ocorrência mais esporádica.
    A avaliação de tais ocorrências tem sido feita de formas variadas e com diferentes graus e tipos de estruturação, ora por iniciativas mais ocorridas na escola, ora mais ligadas a estruturas do poder central (observatórios de violência escolar existentes em vários países), ora mais derivadas de centros de investigação específica. Os contributos derivados dos diferentes tipos e avanços da avaliação poderão contribuir para o enriquecimento da construção de metodologias de intervenção, com repercussões na análise e na explicação de elementos empíricos encontrados. Em tal contexto, surgiu o interesse pela inclusão, nesta 3.ª edição, de aspectos complementares, como: bullying nas escolas; competências para lidar com a agressão na escola; parcerias entre a escola, a família e a comunidade: e avaliação da indisciplina e da violência. Por último, na revisão desta edição, procurou-se, ainda, a actualização de referências e de elementos informativos acerca de investigações realizadas.
    Lisboa, 15 de Janeiro de 2007
    Feliciano H. Veiga

Sugestões