Livraria do Bairro - INIMIGO PUBLICO, O - (Nuno Rogeiro)
Dados do Livro
Inimigo Publico, O
  • Titulo:

    INIMIGO PUBLICO, O

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Trajectos nº 58

  • ISBN:

    978-972-662-883-5

  • Tema:

    Actualidades / Politica

  • Sinopse:

    Um dos mais controversos pensadores do século XX, Carl Schmitt, dizia que a noção de político se consubstancia na distinção entre amigo e inimigo. O adversário político é, obviamente, o «inimigo público», e não o mero opositor individual. Trata-se, no fundo, daquele que declara ser hostil a toda a comunidade, ou que é assim tido por ela.
    A ascensão de Usama bin Laden às primeiras páginas da política internacional, e até interna, actualiza esta discussão, bem como uma outra: novamente segundo Schmitt, um risco mortal das novas batalhas ideológicas e morais é o da criminalização do inimigo, e ainda o da transformação do conflito em guerra total, sem regras nem fronteiras, onde tudo é permitido. De outra maneira, «entrar em guerra» contra o terrorismo, em sentido próprio, significa, não tratá-lo como caso de polícia, mas reconhecê-lo como adversário, também com todos os riscos inerentes.

    Raciocinando sobre estas categorias, baseando-se numa importante bibliografia, em dados e informações novas, ou até agora reservadas, e em investigações em curso, o autor procura depois debruçar-se sobre a realidade do terrorismo apocalíptico, mais de um ano depois do 11 de Setembro. Estuda detalhadamente as raízes e influências, as teses sobre a origem do nome, o programa e o objectivo, os meios, a implantação internacional e a estrutura da «Al Qaeda», reflectindo sobre os próximos capítulos de uma telenovela que continua a abalar o mundo.

Sugestões