Livraria do Bairro - LIVRO SECRETO DE JOAO, O - (Varios)
Dados do Livro
Livro Secreto De Joao, O
  • Titulo:

    LIVRO SECRETO DE JOAO, O

  • Autor:

  • Editora:

    Esquilo

  • Coleção:

    Biblioteca De Nag Hammadi nº 1

  • ISBN:

    972-8605-55-2

  • Tema:

    Espiritualidades

  • Sinopse:

    A fonte mais importante do movimento gnóstico cristão que tanto impacto teve no pensamento religioso e filosófico.


    "O termo “gnosticismo” é moderno; foi introduzido durante o século XVIII e faz referência de um modo especial ao conjunto de sistemas gnósticos cristãos que floresceram nos séculos II e III d. C. (...)
    (...) os escritos coptas [de Nag Hammadi] confirmam-nos a visão de que o cristianismo dos séculos I, II e III estava longe de ser simples. Ao lado de uma corrente eminentemente ortodoxa (ou que desembocará no que é hoje a ortodoxia) existia um bom número de grupos com notáveis diferenças teológicas entre si. E se isso pôde ser assim nos séculos III e IV, quanto mais nos séculos I e II!"
    Antonio Piñero e José Montserrat, in "Introdução Geral"

    Os Textos Gnósticos de Nag Hammadi constituem hoje, inegavelmente, a fonte mais importante do movimento gnóstico cristão que tanto impacto teve no pensamento religioso e filosófico na bacia do Mediterrâneo, dos séculos I ao IV d. C. Os seus autores e mentores diziam-se portadores dos ensinamentos secretos e esotéricos revelados (ou des-velados) por Jesus, o Cristo.
    Ao contactar com estes textos o leitor apercebe-se da riqueza espiritual e filosófica do cristianismo gnóstico. Esta versão gnóstica do cristianismo foi rejeitada pela corrente ortodoxa mas manteve adeptos ilustres ao longo dos últimos dois milénios. No século passado, o psicólogo Carl Gustav Jung afirmava: «O conteúdo intelectual da gnose, muito superior ao da Igreja, não perdeu, mas ganhou, pelo contrário, um considerável valor à luz do nosso desenvolvimento mental presente.» E o próprio Fernando Pessoa dizia-se «cristão gnóstico».
    Neste primeiro volume da BNH os autores desta versão de referência internacional oferecem ao leitor uma Introdução Geral com cerca de uma centena de páginas que é, de facto, uma síntese notável sobre as ideias fundamentais do pensamento gnóstico, as suas raízes e a sua influência na cultura ocidental.
    É hoje facto assente que a leitura da BNH é fundamental para compreender o fenómeno do cristianismo em toda a sua amplitude.

Sugestões