Livraria do Bairro - MAIS UM DIA DE VIDA ANGOLA 1975 - (Ryszard Kapuscinski)
Dados do Livro
Mais Um Dia De Vida Angola 1975
  • Titulo:

    MAIS UM DIA DE VIDA ANGOLA 1975

  • Autor:

  • Editora:

    Campo Das Letras

  • Coleção:

    Campo Da Historia nº 6

  • ISBN:

    972-610-061-5

  • Tema:

    Historia

  • Sinopse:

    Setembro de 1975: Luanda, a capital de Angola, está cercada.
    Gigantescos caixotes de madeira, cheios com todos os bens móveis imagináveis, amontoam-se nas docas. Os portugueses e os seus haveres estão de partida, abandonando a cidade de Luanda a filas e filas de carros muito bem estacionados, a matilhas de cães de luxo tornados vadios – a um vazio e desolação crescentes.
    Ryszard Kapuscinski visitou Angola para fazer a cobertura da última fase da luta que pôs fim a quatrocentos anos de domínio colonial português. Viajando pelo campo, deparou-se com uma guerra bizarra e mortífera dentro da guerra pela independência nacional. Três exércitos de guerrilha maltrapilhos estão envolvidos numa batalha sangrenta para decidir quem governará o país libertado – um jogo brutal, em que os jogadores mal se distinguem uns dos outros.

    «Guerrilheiros, refugiados, espiões e o repórter solitário a quem se acabara o dinheiro para a comida semanas antes, ligado ao mundo exterior por uma linha de telex vulnerável. Kapuscinski está no meio dos acontecimentos. Vai à linha da frente, desloca-se de avião a guarnições isoladas, atravessa de camião centenas de quilómetros de mato hostil… consegue captar o anedótico, o gesto, a frase, o universal, expresso através o particular.»
    SUNDAY TIMES

    «O livro parece mais enformado pelo olhar do romancista do que do jornalista. Poderia ser de um Graham Greene ou de um V. S. Naipaul... fragmentário, anedótico e impressionista. Este olhar idiossincrático e a forma lacónica e cândida como regista as suas observações são o que torna "Mais um Dia de Vida tão memorável".»
    NEW YORK TIMES BOOK REVIEW

Sugestões