Livraria do Bairro - MATERIAIS COMPOSITOS - (Marcelo F S F De Moura)
Dados do Livro
Materiais Compositos
  • Titulo:

    MATERIAIS COMPOSITOS

  • Autor:

  • Editora:

    Publindustria

  • Coleção:

    Extra Publindustria

  • ISBN:

    978-972-8953-00-3

  • Tema:

    Ciencias

  • Sinopse:

    Os materiais compósitos encontram-se actualmente disseminados por diferentes áreas de actividade, que incluem as indústrias de transportes (com partícular destaque para a indústria automóvel), artigos desportivos, componentes eléctricos e electrónicos, a construção civil e também aplicações de grande exigência e visibilidade tecnológica como é o caso das indústrias aeronáutica, espacial e de defesa. O interesse na aplicação de estruturas com materiais compósitos continua a aumentar, devido essencialmente às suas excelentes propriedades mecânicas combinadas com baixo peso. No entanto, é sabido que as tecnologias e o comportamento mecânico destes materiais apresentam inúmeras especificidades relativamente aos materiais tradicionais. Daí a importância de literatura sobre materiais compósitos, com abrangência e profundidade adequada para os profissionais de engenharia no activo e para os estudantes do ensino superior dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia dos Materiais e de Engenharia Civil.
    A obra proposta pode ser dividida em três partes fundamentais. Numa primeira parte, que engloba os dois capítulos iniciais, faz-se uma apresentação e descrição dos materiais compósitos e dos seus componentes fundamentais, seguida de uma exposição dos processos de fabrico habitualmente utilizados e suas principais aplicações.
    Pode-se considerar que estes capítulos iniciais são de carácter descritivo e pretendem transmitir ao leitor conhecimentos essenciais sobre o que é um Material Compósito. Na segunda parte, que inclui os capítulos três a sete, são transmitidos os conceitos indispensáveis de comportamento mecânico e que servem de base à maioria dos cálculos de projecto. Estes conceitos permitem ao leitor familiarizar-se com as particularidades da concepção de estruturas em materiais compósitos, sendo acessíveis aos alunos de algumas licenciaturas em engenharia ao nível do 4º ano. Finalmente, a terceira parte, constituída pelos 5 capítulos finais, é dedicada a alguns aspectos mais avançados do comportamento destes materiais.

Sugestões