Livraria do Bairro - MAU COMPORTAMENTO DOS MERCADOS, O - (Benoit Mandelbrot)
Dados do Livro
Mau Comportamento Dos Mercados, O
  • Titulo:

    MAU COMPORTAMENTO DOS MERCADOS, O

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Extra Gradiva

  • ISBN:

    978-989-616-086-9

  • Tema:

    Economia

  • Sinopse:

    Com a invenção da geometria fractal, o famoso matemático Benoît Mandelbrot mudou definitivamente o nosso entendimento dos mistérios da natureza e influenciou vários campos modernos de investigação, da teoria do caos à animação por computador. Agora, juntamente com o jornalista científico Richard L. Hudson, Mandelbrot aplica a sua teoria ao comportamento dos mercados financeiros e lança por terra a hipótese do «passeio aleatório» que está na base de toda a análise financeira contemporânea. Sabemos, assim, que os mercados são muito mais arriscados do que gostaríamos de crer.

    A capacidade de simplificar o complexo tornou Mandelbrot um dos matemáticos mais influentes do século XX. Com os seus modelos fractais, o (mau) comportamento dos mercados mundiais - desde o valor das acções da IBM à taxa de câmbio dólar-euro - pode ser compreendido em termos mais precisos do que o permitiam as teorias anteriores.

    O (Mau) Comportamento dos Mercados é, assim, uma reavaliação revolucionária dos instrumentos e modelos tradicionais da teoria financeira moderna. As novas descobertas de Mandelbrot derrubam os falsos pressupostos que levaram milhões de investidores, corretores e gestores a subestimar o risco real representado pelo mercado. O seu génio garante que os investidores nunca mais verão o mercado - e as suas carteiras de investimentos - da mesma forma.

    «Mandelbrot foi sempre um espírito incorrigivelmente original e os economistas tiveram o privilégio de partilhar as suas descobertas. Na lista dos grandes não economistas que contribuíram para o progresso da economia, ao lado de John von Neumann lemos o nome de Benoît Mandelbrot.»
    PAUL A. SAMUELSON, Prémio Nobel de Economia, MIT

    «Ele mudou a nossa visão da Natureza.»
    Da nomeação para o Prémio Wolf de Física em 1993


    BENOÎT MANDELBROT é Professor Emérito Sterling de Ciências Matemáticas, na Universidade de Yale e Fellow Emérito IBM do Centro de Investigação da IBM. Os seus trabalhos valeram-lhe inúmeros prémios e medalhas. Pertence à Academia Nacional de Ciências dos EUA, à Academia Americana de Artes e Ciências, à Sociedade Filosófica Americana e, na categoria de Membro Estrangeiro, à Academia Norueguesa de Ciências e Letras. É autor de inúmeros livros, entre eles Objectos Fractais, publicado pela Gradiva.
    RICHARD L. HUDSON foi editor executivo da edição europeia do Wall Street Journal durante seis anos e repórter e editor durante vinte e cinco. Formou-se na Universidade de Harvard em 1978 e é Knight Fellow do MIT. Vive em Bruxelas, na Bélgica.

Sugestões