Livraria do Bairro - MISTERIOS DA PASCOA EM IDANHA - (Antonio Catana)
Dados do Livro
Misterios Da Pascoa Em Idanha
  • Titulo:

    MISTERIOS DA PASCOA EM IDANHA

  • Autor:

  • Editora:

    Esquilo

  • Coleção:

    Esoterismo E Tradicao Portuguesa

  • ISBN:

    972-8605-33-1

  • Tema:

    Espiritualidades

  • Sinopse:

    Uma "viagem" gratificante e enriquecedora pelo inestimável património antropológico constituído pelos ritos populares do ciclo pascal no concelho de Idanha-a-Nova.


    As terras de Idanha são habitadas por uma aura misteriosa; percorridas por inúmeros povos antigos, cosmizadas pelos Templários, cavaleiros do Graal, são hoje um reservatório de silêncio mágico acariciado pela dimensão e beleza das suas paisagens nas quais o granito iluminado pelos raios solares lhes oferta uma força inexprimível. E desta terra arcaica emergem as festividades das suas gentes, museu vivo consagrado pelos arquétipos que nelas se manifestam.

    Penetrando nestas tradições do ciclo pascal descobre-se a vivência daquilo a que Mircea Eliade denominava «Cristianismo cósmico». A ressurreição de Cristo, recebida ao som do milenário adufe com uma alegria autêntica e contagiante, é concomitante à ressurreição da natureza primaveril. Também nestes ritos se torna evidente a força do carácter laico da religiosidade popular portuguesa bem sublinhado por Jaime Cortesão.

    António Catana e Hélder Ferreira oferecem-nos nesta obra, através da palavra e da imagem harmonizadas com mestria, a possibilidade de penetrarmos num mundo de autenticidade religiosa e de vivência comunitária que, no geral, há muito se arredou dos grandes centros urbanos.

    Uma «viagem» gratificante e enriquecedora pelo inestimável património antropológico constituído pelos ritos populares do ciclo pascal no concelho de Idanha-a-Nova, é a proposta deste livro.

    "Ao iniciar estas minhas breves palavras sobre a obra Mistérios da Páscoa em Idanha, fico cada vez mais com a certeza de que é possível fazer muito mais para preservarmos as nossas tradições, a nossa memória cultural colectiva. Bastaria para tanto que cada um de nós se preocupasse, um pouco, do muito, que o têm feito em conjunto, os autores e colaboradores desta obra, que agora trazemos a público, numa parceria com a Editora Ésquilo e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Estão de parabéns o fotógrafo Hélder Ferreira, pelo seu teimar, o Dr. António Catana, ilustre investigador desta terra, pelo seu querer, e todos aqueles que tornaram este projecto possível, com a qualidade que lhes é inerente, só comparável ao tema. Na continuidade do que esta Câmara tem vindo a fazer, de inventariar, preservar e divulgar o nosso património, surge esta obra sobre a Páscoa no concelho de Idanha, que pretende isso mesmo, ser um meio de dar a conhecer o que de melhor temos, a nossa cultura. È também um incentivo às gentes raianas, que tão bem têm sabido guardar e preservar as nossas tradições. As nossas gentes já se aperceberam, de que é através da preservação do que temos de mais genuíno e puro, que podemos encarar com optimismo o nosso futuro e o dos nossos filhos. Esta obra vai contribuir para que mais pessoas nos visitem e aqui pernoitem, para nos conhecer. Da nossa parte, com as nossas gentes, aqui estaremos para fazer o que melhor sabemos, bem receber."
    Álvaro José Cachucho Rocha
    (Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova)

Sugestões