Hoje tornou-se claro que os projectos de aprendizagem ao longo da vida e espaço europeu de educação contêm a ambição de edificar novos contornos, instituições, processos e relações sociais de educação: uma ordem e modelos mundiais, envolvendo uma governação pluriescalar e novas agendas polÃticas de inscrição global. Destes arranjos institucionais dependerá em boa medida o que continuaremos a entender como educação: um bem transaccionável de acesso condicionado à capacidade aquisitiva dos clientes ou um direito humano universal, a educação continuará provavelmente envolvida com a criação e o desenvolvimento dos sujeitos e das comunidades humanas. Nessa medida, a educação/ aprendizagem ao longo da vida e o espaço europeu de educação contêm aspirações e virtualidades que os constituem como objectos e projectos polÃtico-cognitivos em tensão e portadores de conflitos e ambivalências que continuaremos a confrontar. 
Ãndice 
Introdução 
A europeização das polÃticas de educação e formação: percursos, processos e modalidades (1957/71-2006) 
Governação e espaço europeu de educação: regulação da educação e visões para o projecto "Europa" 
Educação e trabalho no século XXI: o processo se copenhaga e o europass. individualização e dualização social? 
A nova ordem educativa mundial e a União Europeia: a formação de professores dos princÃpios comuns ao ângulo português 
Globalização e individualização: educação ao longo da vida entre a economia do conhecimento e a coesão social
