Livraria do Bairro - NUMEROS DA DESIGUALDADE EM PORTUGAL, OS - (Eugenio Rosa)
Dados do Livro
Numeros Da Desigualdade Em Portugal, Os
  • Titulo:

    NUMEROS DA DESIGUALDADE EM PORTUGAL, OS

  • Autor:

  • Editora:

    Lua De Papel

  • Coleção:

    Guru

  • ISBN:

    978-989-23-3123-2

  • Tema:

    Economia

  • Sinopse:

    Em Portugal todos empobreceram com a crise. Menos os ricos, que ficaram ainda mais ricos. Os números provam-no.

    É só fazer as contas. Em Portugal, 10% dos mais ricos detêm quase 60% de toda a riqueza do país. E continuam a enriquecer de ano para ano. Do outro lado da barricada, os pobres estão cada vez mais pobres e a classe média perdeu grande parte do seu poder de compra. Estamos a construir uma sociedade cada vez mais desigual, com tudo o que de negativo isso implica: aumento da tensão social à diminuição do crescimento económico. A crise agravou as desigualdades numa dimensão que escapa ao olhar distraído. Mas os números recolhidos pelo economista Eugénio Rosa são claros. O autor compilou e analisou, em várias áreas, mais de meio século de dados. E deu relevo aos anos da Troika – período em que a diferença entre ricos e pobres mais se extremou.
    As conclusões são chocantes. Ao analisar a riqueza sob diferentes ângulos, o autor descobre desigualdades escondidas. Se observarmos à lupa a mais-valia criada pelos trabalhadores, a propriedade financeira ou patrimonial, ou ainda quem paga ou não impostos, começamos a perceber melhor a real dimensão da desigualdade.
    Eugénio Rosa apresenta todos os números e analisa-os à luz do pensamento de economistas como Carlos Farinha, Joseph Stiglitz, Mark Blyth ou Thomas Piketty. E conclui que a desigualdade na distribuição de riqueza e rendimentos é um dos maiores travões ao nosso crescimento económico.

Sugestões