Livraria do Bairro - PARA UM PAIS CONFIAVEL - (Jose Miguel Vieira Dos Santos)
Dados do Livro
Para Um Pais Confiavel
  • Titulo:

    PARA UM PAIS CONFIAVEL

  • Autor:

  • Editora:

    Edicao Do Autor

  • Coleção:

    Extra Edicao Do Autor

  • ISBN:

    978-989-96197-0-8

  • Tema:

    Actualidades / Politica

  • Sinopse:

    Este livro nasceu na Páscoa de 2007, na sequência de múltiplos acontecimentos no País, desde a esfera política à escola do meu filho mais novo, que me levaram a decidir tentar contribuir para uma perspectiva adicional da nossa realidade quotidiana.

    A Introdução informa o leitor que pode saltar o Capítulo 1 (C1), centrado numa descrição sumária da evolução dos sistemas digitais e da área da Tolerância a Falhas.

    O C2 está orientado para as pessoas, que lidam com máquinas e normalmente delas se queixam, esquecendo que são frequentemente a parte mais falível nessa relação.

    O C3 procura averiguar se a estrutura de governação do País, a trilogia Presidente da República – Assembleia - Governo, tende a funcionar bem ou pode ter falhas.

    No C4 tentamos avaliar Portugal, com uma nota na escala 0-20, partindo de metodologias já testadas noutros campos.

    O C5 foca-se na Educação, cerne da evolução de qualquer país. Tal como numa fábrica, onde máquinas defeituosas ou funcionários ineficientes nunca permitirão ter bons produtos, sem uma Educação estruturada nunca um país evoluirá adequadamente.

    No C6 complementamos a análise anterior, noutros vectores e numa análise forçosamente sumária.

    O C7 centra-se na envolvente, já que país algum está isolado, focando diversos aspectos do nosso quotidiano, desde o crescimento a questões energéticas.

    O C8 pretende deixar algumas sugestões de potenciais caminhos para optimizar o funcionamento do País, incluindo um olhar sobre os custos potenciais das falhas em cargos públicos. As Conclusões complementam este capítulo, numa perspectiva mais pessoal.

Sugestões