Livraria do Bairro - PERSONAGEM NA OBRA DE JOSE MARMELO E SILVA - (Arnaldo Saraiva)
Dados do Livro
Personagem Na Obra De Jose Marmelo E Silva
  • Titulo:

    PERSONAGEM NA OBRA DE JOSE MARMELO E SILVA

  • Autor:

  • Editora:

    Campo Das Letras

  • Coleção:

    Extra Campo Das Letras

  • ISBN:

    978-989-625-344-8

  • Tema:

    Estudos E Ensaio

  • Sinopse:

    «Quando apareceu "Sedução", cerca de duas décadas antes do aparecimento do "nouveau roman", ainda ninguém falava na "morte da personagem", ideia que, tal como a da "morte da literatura", só podia nascer de um equívoco ou de um propósito publicitário e demagógico, nunca justificado por rejeições de algumas modalidades tradicionais, ou pela exploração de novas modalidades. Antropomorfizado ou não, actante ou actor, principal ou secundário, típico ou atípico, o personagem continuou a ser o signo de vida ou acção que define e justifica a narrativa, susceptível de interessar o leitor que se descobre nesse signo como num espelho, ou que se abre ao que esse signo espelha nele.
    Em Marmelo e Silva também se pode tornar bem perceptível a recusa do "herói" e a opção pelo "anti-herói" (como o falhado adolescente agrilhoado Luís Miguel), a fuga ao retrato completo e substancial ou à caracterização realista, o gosto pela disseminação de elementos comportamentais, psicológicos, espaciais, etc., e a preferência pela visão não omnisciente "em processo" ou "em progresso".
    Os seis ensaios aqui reunidos permitem caracterizar bem a galeria de personagens das narrativas breves de Marmelo e Silva: personagens preferentemente jovens e preferentemente masculinos, geralmente em relação difícil ou traumatizante com personagens femininos "típicos"(a ingénua, a dissimulada, a puta); frustradamente fixados em espaços limitados e limitantes, de que alguns fogem ou tentam fugir, como o da família, o do campo, o do internato ou o da caserna (e da Beira, da Madeira, de Coimbra, de Lisboa, de Aveiro, do Porto...); confrontados com valores, hipocrisias e preconceitos patriarcais, autoritários, religiosos ou sexuais, contra os quais podem inglória ou dramaticamente rebelar-se.» Da Nota Introdutória

    Índice:
    Nota Introdutória, Arnaldo Saraiva
    1. "Sedução" (1937), Maria de Fátima Marinho
    2. "O Sonho e a Aventura" (1943), Paula Morão
    3. "Adolescente Agrilhoado" (1948/1958), João Camilo
    4. "Anquilose" (1971), Celina Silva
    5. "O Ser e o Ter" (1973), Tânia Moreira
    6. "Desnudez Uivante" (1983), Cristina Costa Vieira

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