Livraria do Bairro - RAIVA E O ORGULHO, A - (Oriana Fallaci)
Dados do Livro
Raiva E O Orgulho, A
  • Titulo:

    RAIVA E O ORGULHO, A

  • Autor:

  • Editora:

    Difel

  • Coleção:

    Sociedade Em Debate

  • ISBN:

    972-29-0613-5

  • Tema:

    Romance / Ficção

  • Sinopse:

    «Há momentos na Vida, em que calar se torna uma culpa
    e falar uma obrigação. Um dever cívico,
    um desafio moral, um imperativo categórico
    a que não podemos fugir»

    Oriana Fallaci in A Raiva e o Orgulho

    Com A Raiva e O Orgulho, Oriana Fallaci interrompe um silêncio que tinha durado dez anos. Quebra-o impelida pelo apocalipse que, naquela manhã de 11 de Setembro de 2001 não muito longe da sua casa de Manhattan, desintegrou as Torres Gémeas de Nova Iorque e reduziu a cinzas milhares de pessoas.

    Precedido pelo clamor que a parte publicada pelos jornais, na Itália e no estrangeiro, suscitou dezoito dias depois da enorme tragédia, o livro apresenta-se finalmente na sua versão original e integral – isto é, com o seu texto completo – e não com o que, então, por causa do seu tamanho, Oriana Fallaci reduzira a pouco mais de metade.

    Aliás é enriquecido com um prefácio dramático, em que a autora explica onde e como o livro nasceu, mostra por que razão o terrorismo islâmico não termina com a derrota dos talibãs no Afeganistão e descreve a realidade global da Guerra Santa. Um prefácio em que, apanhada de surpresa, Oriana Fallaci também fala de si própria: do seu trabalho, do seu isolamento hermético, das suas opções rigorosas e intransigentes.

    Inserindo, frequentemente, memórias pessoais e episódios esclarecedores da sua vida, fala no texto dos temas relacionados com o 11 de Setembro de 2001: a América, a Itália, a Europa, o Islão e nós. Fala, sobretudo, de nós. Com a sua conhecida coragem, lança acusações duríssimas e invectivas furiosas. Com a sua sinceridade brutal, expõe as ideias lúcidas e as paixões, as verdades incómodas e as reflexões sobre que, durante estes anos de silêncio obstinado, tinha querido calar-se.

    Aquilo que, no prefácio, Oriana Fallaci define como “pequeno livro” é, de facto, um grande livro. Um livro muito valioso, um livro que abana as consciências, que as choca e arrasa. Mas também é o retrato de uma alma. A sua alma. Vai ficar em nós como um espinho cravado no cérebro e no coração.

Sugestões