Livraria do Bairro - SUPERFICIAIS, OS - (Nicholas Carr)
Dados do Livro
Superficiais, Os
  • Titulo:

    SUPERFICIAIS, OS

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Trajectos nº 92

  • ISBN:

    978-989-616-497-3

  • Tema:

    Ciencias

  • Sinopse:

    Amplamente considerado o livro sobre o debate em curso acerca do poder e dos perigos da tecnologia, esta obra aborda desassombradamente as consequências intelectuais e culturais da internet. Em parte história das ideias e em parte divulgação científica, Os Superficiais abunda em apreciações certeiras e cáusticas ao mesmo tempo que nos inquieta com questões profundas sobre o estado da mente contemporânea. Uma leitura urgente sobre o actual pensamento superficial.

    «Como a maioria das pessoas, eu tinha algumas ideias sobre o modo como a minha vida e o mundo estavam a mudar em reacção à internet. Mas não conseguia pôr essas ideias em palavras e argumentos, e nem sequer tinha a certeza de elas terem algum fundamento. Pois bem, Nicholas Carr - de forma convincente e com grande subtileza e elegância - demonstra que não é só o teor dos nossos pensamentos que está a ser radicalmente alterado pelos telefones e pelos computadores: é a própria estrutura dos nossos cérebros - a nossa capacidade de ter determinados tipos de pensamentos e experiências. E os tipos de pensamentos e de experiências que estão em jogo são aqueles que definiram a nossa humanidade. Nicholas Carr não é fanático nem abomina a tecnologia: é um escritor e um pensador profundo - jornalista, psicólogo, divulgador científico e filósofo em partes iguais. Eu não só ofereci este livro a muitos amigos, como mudei realmente a minha vida quando o li.»

    Jonathan Safran Foer

    «Absorvente [e] perturbante. Brincamos todos sobre o que a internet nos está a fazer, e em especial aos nossos filhos: está a tornar-nos umas cabeças no ar irrequietas, incapazes de pensar com profundidade. Não é nenhuma brincadeira, insiste Nicholas Carr, e convence.»

    Wall Street Journal

    «Nicholas Carr pretende que pensemos com profundidade sobre os efeitos desta nova tecnologia nas nossas culturas, nos nossos cérebros, nas nossas vidas sociais e pessoais, nos nossos modos de pensar acerca do conhecimento. Com uma facilidade magistral e um estilo irrepreensível, apresenta ideias que incentivarão os leitores a fazer isso mesmo [...]. Os Superficiais é um livro que todos devem ler.»

    American Scientist

    «Diga-se em seu abono que Carr é tão imparcial quanto possível. Enfatiza o facto de as tecnologias "de ecrã" não serem más nem milagrosas quanto aos efeitos que têm sobre a mente humana [...]. O que é certo, contudo, é que as nossas mentes mudarão [...]. Os Superficiais é um exemplo valioso de como os livros estimulam, verdadeiramente, uma reflexão profunda.»

    Literary Review

Sugestões