Livraria do Bairro - TEMPOS DE RUTURA - (Eric Hobsbawm)
Dados do Livro
Tempos De Rutura
  • Titulo:

    TEMPOS DE RUTURA

  • Autor:

  • Editora:

    Divina Comedia

  • Coleção:

    Ensaio

  • ISBN:

    978-989-8633-31-6

  • Tema:

    Estudos E Ensaio

  • Sinopse:

    «um dos poucos verdadeiramente grandes historiadores do nosso século.»

    The new Republic

    ERIC HOBSBAWM,, um dos mais brilhantes historiadores do nossso tempo, nasceu há quase cem anos e cresceu em Viena e Berlim.
    Na fase inicial da sua vida, encontrava-se na posição ideal para observar uma época de profundas mudanças sociais e artísticas. No inicio do sec. XX, a a cultura burguesa fin-de-siècle confrontou-se com uma miriade de novos movimentos e ideologias, do comunismo e do nacionalismo extremo ao dadaísmo e ao aparecimento da tecnologia de informação.

    Em tempos de Rutura, Hobsbawm, com a sua verve característica, deslinda um século dede fragmentação, examinando as condições que tanto determinaram o florescimento da Belle Époque como retiveram as sementes da sua desintegração. Apaixonado mas nunca sentimental, estende-se livremente sobre o seu tema, registando o desvanecer da idade de ouro do «intelectual livre» e explorando as vidas de vultos esquecidos.
    O autor analisa ainda a relação entre a arte e o totalitarismo, e disseca fenómenos tão diversos como o surrealismo, a emancipação das mulheres e o mito cowboy norte-americano.

    Escrita com imaginação e mestria, Tempos de Rutura é a derradeira obra de um dos mais proeminentes pensadores dos tempos modernos.

    «ERIC HOBSBAWM examina os escritos dos historiadores modernos com o olhar magistral de quem assistiu à ascensão de Hitler e á queda do comunismo»
    The New York Times

    «Pela sua aptidão intelectual e capacidade analítica, HOBSBAWM permaneceu seu rival»
    The Guardian

    «Um dos maiores historiadores britânicos do nosso tempo»
    The Daily Telegraph

Sugestões