Livraria do Bairro - USOS E CERIMONIAS DA NOSSA ORDEM DE CRISTO - (Jose Medeiros)
Dados do Livro
Usos E Cerimonias Da Nossa Ordem De Cristo
  • Titulo:

    USOS E CERIMONIAS DA NOSSA ORDEM DE CRISTO

  • Autor:

  • Editora:

    Zefiro

  • Coleção:

    Arquivos Da Cavalaria

  • ISBN:

    978-972-8958-56-5

  • Tema:

    Historia

  • Sinopse:

    Usos e Cerimónias da Nossa Ordem de Cristo é um documento inédito sobre a Ordem de Cristo – que revela com grande detalhe o dia-a-dia dos freires desta Ordem – que é pela primeira vez publicado, desde a sua edição original em 1741.


    Para além da transcrição do manuscrito, esta obra contém uma breve história da Ordem de Cristo, a sua cronologia pormenorizada, um glossário, bem como um estudo dos Usos e Cerimónias da Nossa Ordem de Cristo, da autoria de José Medeiros.


    A leitura desta obra permite-nos imaginar, com o máximo rigor, a vivência diária dos freires de Cristo, no Convento de Tomar, depois da reforma ordenada por D. João III, e que se deve ter mantido sem grandes alterações até à extinção das ordens monásticas em Portugal, ordenada por D. Pedro IV em 1834.


    José Medeiros nasceu em Mafra em 1941, tendo dedicado grande parte da sua vida ao artesanato português. É um reconhecido investigador de Cabala e Quirologia, e desde muito cedo se interessou pelo Tarot, Astrologia e, mais recentemente, pela Espagíria Vegetal e Mineral, tendo publicado diversas obras sobre estas temáticas. Dedica-se igualmente à pesquisa dos elementos esotéricos nos monumentos portugueses. A Ordem do Templo e a Ordem de Cristo são dois dos seus ramos de investigação histórica, tendo-se debruçado sobre os mesmos em várias obras das quais é autor. Na Zéfiro, é co-autor de O Perdão dos Templários, tendo igualmente publicado um estudo sobre A Regra Secreta dos Templários.

Sugestões