Livraria do Bairro - VIDA INSPIRA-NOS, A - (Marcio Batalha)
Dados do Livro
Vida Inspira-nos, A
  • Titulo:

    VIDA INSPIRA-NOS, A

  • Autor:

  • Editora:

    Editorial Minerva

  • Coleção:

    Poesia Minerva

  • ISBN:

    978-972-591-873-9

  • Tema:

    Poesia

  • Sinopse:

    Qualquer literatura tem o seu futuro assegurado quando possuí jovens autores a iniciarem-se na carreira literária. Doutra forma, que continuidade seria assegurada e quem a asseguraria? Afinal, Angola está viva, bem viva na Literatura que produz com o prolífico activismo cultural dos Jovens da Brigada.
    O grito que aqui surge é o de um jovem escritor angolano, que, sendo defensor do Status Quo, tem os olhos postos no futuro e sonha de olhos abertos um futuro melhor para Angola, com união, paz e harmonia e também a nível pessoal.
    E quem disse que só auguram um futuro promissor apenas os defensores do caos? Também há as vozes da razão e do bom senso.
    Depois, há o amor. Amor que o autor a todos tem para dar e nada mais. Nada mais? Muito mais, que o passado é um cadáver que deve ser arrumado numa gaveta sem fundo e fechada a sete chaves para que o amor respire e ressurja com a força de um leão e à velocidade estonteante de uma impala e, finalmente, permanecer, mas como um furacão que nunca é violento, por isso, permanece sobrevivendo às tormentas. Com o amor tudo volta ao normal e o grito transforma-se em canto. Ouvem-no? Oiçam-no. Tem melodia e verve. É esta a força poética do verbo que este poeta nos transmite convidando-nos ao efeito de espelho.
    Ao lermos com atenção cada um dos seus poemas, sentimo-nos convidados à auto-reflexão, assim como um “xirico”, que escuta melodiosas canções, que nos inquietam mais do que nos embalam. Não é o Ser Humano o buscador incessante da perfeição?
    É que, até as máscaras da vida que usamos, são do mais profundo e labiríntico dos mistérios. E o erro? Quem disse que o erro não faz parte do nosso processo de crescimento e maturação?
    Nunca nos esqueçamos que só poderemos julgar os outros pelo conhecimento que tivermos de nós mesmos. E quem disse que o amor é um projecto perfeito de adivinhação sem tormentos? Depois, bem dizia o poeta libanês Khalil Gibran “O homem é dois homens; um está acordado na escuridão, enquanto o outro dorme na luz”. Quase sempre o julgador está preso na cela do seu julgamento, enquanto o julgado expectante tem um amplexo aberto para partilhar. Por vezes, é preciso procurar todos os homens para nos conhecermos a nós mesmos.
    Como dizia, mais uma vez Khalil Gibran“ A realidade do outro não está naquilo que te revela, mas naquilo que não pode revelar-te”. Não é por acaso que se diz que os poetas são uma espécie de vendedores de passados que anunciam um futuro que não foi. E que é feito do presente? Na poesia não há impossíveis, também por isso “A Vida inspira-nos”. Basta que o/a leitor/a a devorem depois de esta alimentar insaciavelmente o inspirado Vate.
    Bayete Poeta Márcio Batalha!
    Delmar Maia Gonçalves
    (Escritor e Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora - CEMD)

Sugestões