Livraria do Bairro - VISITA DOMICILIARIA TEORIA E PRATICA - (Sarita Amaro)
Dados do Livro
Visita Domiciliaria Teoria E Pratica
  • Titulo:

    VISITA DOMICILIARIA TEORIA E PRATICA

  • Autor:

  • Editora:

    Porto Editora

  • Coleção:

    Educacao E Trabalho Social nº 12

  • ISBN:

    978-972-0-34862-3

  • Tema:

    Educação / Puericultura

  • Sinopse:

    Coleção Educação e Trabalho Social
    Dirigida por
    Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho

    A Coleção Educação e Trabalho Social proporciona ao vasto espetro de pessoas e instituições direta ou indiretamente implicadas na formação e no exercício de funções sociais e educativas um importante conjunto de obras de referência. Abrange-se assim a transdisciplinaridade e a complexidade de uma área decisiva de saberes e de práticas que requer um cuidado esforço de fundamentação de conceitos e de estratégias de intervenção.


    Visita Domiciliária
    Teoria e prática

    A visita domiciliária é uma técnica que se tem popularizado rapidamente, acompanhando o aprimoramento das políticas sociais e a ação social promovida por organizações governamentais e não governamentais, junto das comunidades.
    A visita é legítima e singular por ser uma técnica exclusivamente focada no conhecimento da realidade. O seu saber é forjado a partir da relação do profissional no contexto social, tendo a casa ou domicílio dos sujeitos como cenário. A visita tem o assistente social como seu principal executor. Mas também se tem disseminado na enfermagem, na psicologia social e comunitária, na medicina de família, entre outras áreas.
    No cenário académico e universitário, as práticas extensionistas usam-na regularmente. Estes segmentos estão na "lente" da autora e são os principais destinatários desta obra.
    Desconstruir o mito de que a visita é uma ação meramente empírica, desprovida de fundamentos, faz parte dos objetivos deste livro. Difundi-la e oferecer subsídios para que o seu desenvolvimento ocorra sobre bases éticas, técnico-científicas e profissionais, também. Composto de reflexões, relatos, e recomendações, todo o livro é um convite à construção da visita domiciliária, tendo por guias a crítica e a teoria da complexidade.

Sugestões