Livraria do Bairro - AGOSTINHO DA SILVA UM PERFIL FILOSOFICO - (Joao Maria De Freitas Branco)
Dados do Livro
Agostinho Da Silva Um Perfil Filosofico
  • Titulo:

    AGOSTINHO DA SILVA UM PERFIL FILOSOFICO

  • Autor:

  • Editora:

    Zefiro

  • Coleção:

    Ventos Da Lusophia

  • ISBN:

    972-8958-19-6

  • Tema:

    Filosofia

  • Sinopse:

    «Do que escreveu e disse pode então concluir-se que o autor [Agostinho da Silva] não se considerava filósofo. Vem assim, ele próprio, beliscar a serena consensualidade reinante em torno da caracterização do seu perfil intelectual ou profissional.»

    João Maria de Freitas Branco



    «[...] existe, para quem se não sente com preparação e força para a filosofia, [...] um género humilde, de simples comentário, de nota à margem, um género despreocupado e de parca exigência em matéria de saber e de pensar: o considerativo, aqui presente.»

    Agostinho da Silva

    «Com este livro, o Prof. João Maria de Freitas Branco convida-nos a uma viagem aliciante e, para alguns, surpreendente.

    Com a sua sólida formação filosófica e científica, leva-nos ao encontro de um homem livre (...) que não aceita nenhuma forma de dogmatismo, recusando os pensamentos feitos e os juízos definitivos, com uma preocupação constante pelo futuro do mundo.

    Um homem que incitava ao pensamento sem quaisquer constrangimentos, para que cada um posa ser aquilo que realmente é; um homem aberto a todas as propostas, contraditório, cultivador do paradoxal.

    Um homem apaixonado pela vida, pela companhia e pela conversa, sempre com um humor certeiro e provocante e uma alegria contagiante.

    Um homem a quem nega o atributo de filósofo, sem negar o seu profundo conhecimento da filosofia que, aliás, enche todo o seu pensamento; a quem considera fundamentalmente um político, preocupado com a organização do mundo (...)»

    Manuel Pina
    in Prefácio

Sugestões