Livraria do Bairro - ASTRO BIOGRAFIA DE FERNANDO PESSOA PORTUGAL A MENSAGEM DA MENSAGEM - (Luis Resina)
Dados do Livro
Astro Biografia De Fernando Pessoa Portugal A Mensagem Da Mensagem
  • Titulo:

    ASTRO BIOGRAFIA DE FERNANDO PESSOA PORTUGAL A MENSAGEM DA MENSAGEM

  • Autor:

  • Editora:

    Mahatma

  • Coleção:

    Extra Mahatma

  • ISBN:

    978-989-8522-09-2

  • Tema:

    Biografias

  • Sinopse:

    Neste livro o autor mostra a posição de Fernando Pessoa face à Astrologia e esclarece-nos sobre a importância que este saber tradicional teve na vida do poeta.
    Para além de uma criteriosa recolha de textos de Pessoa que ilustram o quanto este prezava tal saber, chegando mesmo a designá-la como a Ciência das Ciências, Luís Resina introduz-nos nos principais conceitos do mundo da Astrologia para em seguida se debruçar sobre o mapa natal do poeta. A hora de nascimento de F. Pessoa foi corrigida seguindo a Biografia e o método das Direcções Primárias, sistema utilizado pelos últimos grandes astrólogos da Europa no século XVII como foi o caso de Morin de Villefranche e William Lilly.
    A obra conta ainda com a publicação e uma descrição dos mapas e das características dos três principais heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro Campos e Ricardo Reis. Figuram também alguns textos da autoria de Rafael Baldaya, o heterónimo que Pessoa utilizava para a Astrologia.

    A primeira parte da Obra conclui-se com dois apêndices: o primeiro consta de uma reflexão sobre os princípios metafísicos da astrologia, o segundo é preenchido por uma série de perguntas colocados por leigos ou pessoas com pouco conhecimento astrológico às quais o autor responde e clarifica apontando o sentido e para que serve a astrologia.

    A segunda parte do livro é dedicada à reflexão da importância que Portugal teve para Fernando Pessoa. O autor começa com uma introdução ao livro da Mensagem para em seguida passar aos principais textos de Pessoa sobre a missão de Portugal. A cada texto de Pessoa é seguido um comentário à luz da astrologia e do conhecimento simbólico assente no saber tradicional das ciências herméticas. Questões como: o que simboliza D. Sebastião? O que é o V Império? O caminho de Portugal e a sua religiosidade, existe ou não um mapa astrológico de Portugal, porque é que Portugal está ligado ao signo de Peixes, qual é o papel de Portugal na Era de Peixes e de Aquário, são temas que são abordados tendo em conta a leitura dos ciclos planetários aplicados à história mundial e portuguesa.

    A última parte do livro versa sobre a identidade portuguesa, os ciclos de Portugal e o mapa da nacionalidade descrito por Fernando Pessoa.

Sugestões