Livraria do Bairro - CAES, OS - (Ola Nilsson)
Dados do Livro
Caes, Os
  • Titulo:

    CAES, OS

  • Autor:

  • Editora:

    Eucleia Editora

  • Coleção:

    Extra Eucleia Editora

  • ISBN:

    978-989-8443-14-4

  • Tema:

    Romance / Ficção

  • Sinopse:

    Os Cães aborda a vida de alguns jovens no escuro e frio nordeste da Suécia, numa pequena localidade onde uma ponte marca o dia-a-dia da comunidade. A ponte - símbolo da decadência da região e da entrada no mundo moderno - é o local de encontro dos jovens que, não tendo mais para onde ir e lidando com problemas de álcool, aí se juntam. Apesar do alcoolismo, das perigosas relações sexuais e da falta de orientação, existe, ainda assim, uma vontade constante de sobreviver, alimentada pela ansiedade e esperança de uma outra vida. Uma história cruel, violenta e emotiva a que não se consegue ficar indiferente.


    Críticas de imprensa:

    «Neste romance notável, o escritor sueco Olá Nilsson consegue desenhar, a traço fino, a complexa cartografia do desespero e da angústia de uma singular matilha humana, com os seus jogos hierárquicos, os seus fracassos e as suas muitas fraquezas.»
    José Riço Direitinho, Público

    «[…] uma excelente surpresa. […] a voz de Ola Nilsson [é] contida e desprovida de sentimentalismo, mas ainda assim cheia de empatia. Curta e certeira. […] As descrições são quase gráficas. Como um combate de punhos e palavras visto em câmara lenta.»
    Ana Cristina Leonardo, Expresso

    «Nilsson escreveu um tipo de livro noir de Norrland, com mosquitos e abates ilegais, borras de café e condições duras, álcool e uma impressionante taxa de acidentes. (…) A escrita de Nilsson é confiante e controlada, com frases curtas que, por vezes, dão início a uma divagação quase poética… Pode ler-se Os Cães como uma pungente descrição do alcoolismo adolescente, da falta de contacto interpessoal, e da miséria das regiões pouco povoadas. Mas pode também ser lido como uma das perspetivas do dilema universal de como nos devemos adaptar num mundo cruel.»
    - Kristianstadsbladet

Sugestões