Livraria do Bairro - CALVINO O ARAUTO DE DEUS - (Eric Denimal)
Dados do Livro
Calvino O Arauto De Deus
  • Titulo:

    CALVINO O ARAUTO DE DEUS

  • Autor:

  • Editora:

    Europa America

  • Coleção:

    Grandes Biografias nº 45

  • ISBN:

    978-972-1-06055-5

  • Tema:

    Biografias

  • Sinopse:

    Comemorações dos 500 anos do nascimento de Calvino

    Será que nós sabemos realmente quem foi Calvino?
    Em 1509, há precisamente quinhentos anos, Calvino nascia em Noyon, na Picardia, onde foi baptizado com o nome de Jean Cauvin. Senhor de um forte temperamento, esta personagem histórica permaneceu, contudo, envolta por uma grande discrição que marca a sua própria história de vida.
    Éric Denimal oferece-nos com este livro um relato do percurso, quer espiritual quer intelectual, de Calvino, incidindo o seu olhar na infância e no contexto no qual o reformador se inscreve — o fascinante século XVI, circunscrito entre a Idade Média e o Renascimento. O ambiente familiar, religioso, político e cultural da época influenciou muito este jovem brilhante que gostava de se votar às novas correntes ideológicas. As grandes descobertas abrem novos horizontes e as ideias difundidas por Lutero fazem vacilar as antigas certezas da época.
    O estudante de Teologia e de Direito, sedento dos ideais de liberdade, de verdade e de justiça, bebe desta efervescência que alvoroça uma Europa onde as fogueiras tentam a todo o custo manter o poder e os privilégios há muito ultrapassados.
    Com o apoio de Théodore de Bèze, Lefèvre d’ Étaples, Guillaume Farel ou Margarida de Navarra, ele sobrepõe-se aos seus adversários, subjuga uma Genebra em tumultos e acaba por influenciar claramente e por muito tempo uma Europa em plena mutação.
    Ao acompanhar o crescimento e formação do homem de Noyon, e posteriormente de Genebra, ao analisar as suas lutas interiores e individuais contra as autoridades religiosas da sua região natal ou contra a fatalidade que mina a sua vida conjugal, Éric Denimal brinda-nos com uma humana biografia de um homem comovente e convicto que, entre dores e paixões, soube esquecer-se de si em nome da sua obra e missão.

Sugestões