Livraria do Bairro - SAVIMBI VIDA E MORTE - (Joao Paulo Guerra)
Dados do Livro
Savimbi Vida E Morte
  • Titulo:

    SAVIMBI VIDA E MORTE

  • Autor:

  • Editora:

    Bertrand

  • Coleção:

    Extra Bertrand

  • ISBN:

    972-25-1248-X

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Este livro já estava escrito em 22 de Fevereiro de 2002, mas o enredo tinha um final diferente, como diferente era o título.
    Savimbi, Vida e Morte – uma investigação e um relato jornalísticos do itinerário político e militar de Jonas Savimbi – reconstitui a vida do fundador da UNITA, desde a data do nascimento até ao dia da sua morte.
    Por estas páginas passa o percurso e a ambição de um homem que combateu o colonialismo português, aliando-se aos colonialistas, que lutou pela negritude, aliando-se ao apartheid, que se bateu contra o MPLA, eliminando pelo caminho alegados conspiradores e feiticeiras da própria UNITA, que montou uma formidável máquina de guerra, chegando a dominar dois terços do território de Angola, e acabou a comandar uma fuga trágica para a morte.
    Ao perder os seus bastiões no Bailundo e Andulo, em 1999, Jonas Savimbi perdeu tudo o que lhe dava vantagem estratégica sobre as Forças Armadas Angolanas.
    Conjugado com a interdição das fronteiras e a aplicação das sanções internacionais impostas pelas Nações Unidas, este factor foi determinante para a derrota militar da UNITA armada.
    Mas o golpe decisivo foi dado quando as FAA obtiveram acesso à rede de comunicações de Jonas Savimbi.
    A partir do controlo sobre as comunicações, localizado e perseguido Savimbi, a história poderia, mesmo assim, ter um final diferente.
    Mas Jonas Savimbi escolheu este fim para a história, a crónica anunciada da morte em combate de um senhor da guerra.

Sugestões