Livraria do Bairro - CANAIS DE ADUCAO PROJECTO OPERACAO CONTROLO E MODERNIZACAO - (Manuel Rijo)
Dados do Livro
Canais De Aducao Projecto Operacao Controlo E Modernizacao
  • Titulo:

    CANAIS DE ADUCAO PROJECTO OPERACAO CONTROLO E MODERNIZACAO

  • Autor:

  • Editora:

    Silabo

  • Coleção:

    Extra Silabo

  • ISBN:

    978-972-618-615-1

  • Tema:

    Ciencias

  • Sinopse:

    Por razões técnicas e económicas, os grandes sistemas de transporte e distri­buição de água bruta (não tratada) são, quase sempre, em canal.

    Os canais são normalmente muito perdulários no uso da água e exigentes em mão-de--obra na sua operação e gestão, realidade que tende a penalizar demasiado os seus utentes num cenário em que a sociedade lhes exige rentabilidade e eficácia. As pressões para moder­nizar estes sistemas são, por isso, elevadas, sendo ultimamente acentuadas pela competição crescente pelo uso do recurso finito que é a água.

    As novas tecnologias já demonstraram o seu grande potencial na modernização dos canais, nomeadamente, nos sistemas de supervisão e telecomando e na automação ou controlo automático.

    O mercado dispõe de excelentes livros e manuais de engenharia sobre hidráulica de canais. Os livros disponíveis sobre Projecto e equipamentos de canais são, porém, escassos, sendo mesmo inexistentes as obras sobre Operação, Controlo e Modernização de Canais de Adução no mercado nacional e desactualizada a pouca informação dispersa existente no mercado internacional. O presente livro pretende contribuir para colmatar essa lacuna.

    Nesta obra, o autor, começando por fazer um estudo sumário dos escoamentos em canal, apresenta os principais elementos de projecto, os componentes e estruturas principais dos canais, o controlo automático (as suas diferentes lógicas e formulações, dando-se atenção especial aos modelos de controlo com mais interesse para canais, caracterizando-se em particular os sistemas de controlo em funcionamento em canais reais) e termina com as metodologias usuais na calibração e instalação de sistemas de controlo automático em canais e as diferentes vias de modernização dos canais com controlo por montante (o tipo de canais mais expandido a nível mundial e o único existente no país).

    Este livro pode ser consultado com vantagens por engenheiros, empresas de consultadoria e responsáveis pela manutenção, operação e exploração de sistemas em canal que possuam conhecimentos de hidráulica. Interessa a engenheiros hidráulicos, de rega, de informática e do controlo automático ou aos estudantes e estudiosos destas áreas da engenharia.

Sugestões