Livraria do Bairro - CASOS PRATICOS EM PSICOLOGIA FORENSE ENQUADRAMENTO LEGAL E AVALIACAO PERICIAL - (Rute Agulhas)
Dados do Livro
Casos Praticos Em Psicologia Forense Enquadramento Legal E Avaliacao Pericial
  • Titulo:

    CASOS PRATICOS EM PSICOLOGIA FORENSE ENQUADRAMENTO LEGAL E AVALIACAO PERICIAL

  • Autor:

  • Editora:

    Silabo

  • Coleção:

    Extra Silabo

  • ISBN:

    978-972-618-760-8

  • Tema:

    Direito

  • Sinopse:

    Este livro tem como objectivo dar maior visibilidade à forma como a investigação cientifica pode e deve estar subjacente aos processos de avaliação psicológica forense. A primeira parte do livro, intitulada «Enquadramento Geral» apresenta a sistematização teórica dos principais aspectos relativos à Psicologia Forense e aos seus princípios éticos, bem como ao enquadramento legal da prova pericial e dos vários tipos de perícias psicológicas que podem ser solicitadas no âmbito do Direito Penal, Direito Civil e Direito de Família e Menores.

    A segunda parte do livro, intitulada «Casos Práticos», tem como objectivo apresentar diversos relatórios periciais, todos eles casos reais, permitindo ao leitor, não apenas familiarizar-se com a multiplicidade de situações que podem ser alvo de um processo de avaliação psicológica, mas também ter acesso à informação recolhida e às metodologias utilizadas.

    A discussão que é feita na parte final de cada relatório pretende ajudar o leitor a compreender de que forma a informação recolhida pode ser analisada e sistematizada.



    «Um volume com o presente formato só pode resultar de uma combinação feliz entre o conhecimento produzido e a experiência da sua aplicação em contexto real (...) A concretização em exemplos é um poderoso instrumento de aprendizagem (...) um contributo para as boas práticas (...)».

    Telmo Mourinho Baptista
    Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses

    «Estamos, pois, perante um livro que alia uma grande utilidade prática a uma assinalável qualidade técnico-científica. Uma obra que dignifica não apenas as autoras, mas também a instituição onde exercem a sua actividade profissional e a rede forense em que esta se inscreve. (...) Um saber de experiência feito que, em boa hora, as autoras entenderam partilhar com quantos – magistrados, advogados, psicólogos e outros actores forenses, estudantes ou simples curiosos – se interessam por estas matérias. Um livro a ler e a recomendar».

    Jorge Costa Santos
    Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e ex-director da Delegação do Sul do INMLCF, I.P. (2004-2014)

    «Este livro constitui um manual de referência para todos quantos trabalham ou se interessam pelo judiciário (...) inova ao apresentar uma série de casos judiciários, adequadamente trabalhados (...) tudo isto nos é dado a conhecer de uma forma acessível, através de uma linguagem aparentemente simples, o que torna este livro um manual para todos os operadores do judiciário (...) agradeço às autoras esta tão valiosa ajuda em prol de todos quantos carecem do judiciário nesta sua vertente mais humana e individual».

    Maria Perquilhas
    Juíza de Direito, docente do Centro de Estudos Judiciários

Sugestões