Livraria do Bairro - MANUAL DE COMPETENCIAS PESSOAIS INTERPESSOAIS E INSTRUMENTAIS - (Jose Goncalves Das Neves)
Dados do Livro
Manual De Competencias Pessoais Interpessoais E Instrumentais
  • Titulo:

    MANUAL DE COMPETENCIAS PESSOAIS INTERPESSOAIS E INSTRUMENTAIS

  • Autor:

  • Editora:

    Silabo

  • Coleção:

    Extra Silabo

  • ISBN:

    978-972-618-477-5

  • Tema:

    Gestão

  • Sinopse:

    Neste manual o leitor encontra vinte competências fundamentais para lidar eficazmente com as exigências do dia-a-dia na vida social e no trabalho, tais como, por exemplo, definir objectivos, gerir conflitos, trabalhar em equipa, fazer entrevistas ou procurar emprego.

    Cada capítulo é dedicado a uma competência específica e encontra-se estruturado da seguinte forma: descrição conceptual (C) da competência, quadro de análise comportamental (A) e orientações práticas para a treinar (T). Este modelo (CAT) permite, assim, que o leitor tenha acesso aos fundamentos teóricos e empíricos de cada competência, mas também à análise de casos e a exercícios de auto-avaliação e aplicação a situações reais do quotidiano.

    Sem pretender substituir-se às obras de referência específicas de cada tópico, este manual procura sistematizar a literatura pertinente, articulando os conceitos e os resultados da investigação com propostas concretas de treino e aplicação, conduzindo o leitor a reflectir sobre as formas e implicações práticas de cada competência.

    Nesta nova edição alarga-se o leque de competências abrangidas a novas áreas, como sejam as formas de actuação ética e as maneiras de lidar com a diversidade e com o trabalho em equipas virtuais.

    Dirigido a todos aqueles que nas empresas, universidades e outras organizações procuram aperfeiçoar os seus conhecimentos nestas matérias, este livro é ainda especialmente útil como suporte documental e metodológico na formação e no desenvolvimento de competências profissionais.



    Competências

    • Conhecer os processos de aprendizagem e de auto-avaliação
    • Estabelecer objectivos
    • Informar e dar feedback
    • Resolver problemas e tomar decisões
    • Agir de forma ética
    • Desenvolver a comunicação interpessoal
    • Gerir conflitos
    • Negociar
    • Trabalhar em equipa
    • Trabalhar em equipas virtuais
    • Usar o poder e o comportamento político
    • Lidar com a diversidade nas organizações
    • Preparar e conduzir entrevistas
    • Fazer entrevistas de selecção
    • Fazer entrevistas de avaliação de desempenho
    • Procurar emprego: estratégias e técnicas
    • Usar e gerir o tempo
    • Preparar e conduzir reuniões
    • Fazer apresentações em público – métodos e técnicas
    • Organizar e gerir eventos

Sugestões