Livraria do Bairro - CHINA ABALA O MUNDO, A - (James Kynge)
Dados do Livro
China Abala O Mundo, A
  • Titulo:

    CHINA ABALA O MUNDO, A

  • Autor:

  • Editora:

    Bizancio

  • Coleção:

    Extra Bizancio

  • ISBN:

    972-53-0322-9

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    «Raramente surgem livros como este que alteram a forma como olhamos um continente e que moldam a percepção que tinhamos da História»
    Charles Eisendrath, Chicago Tribune

    Aconteceu tudo muito repentinamente. Ainda há poucos anos a China pairava, para a maioria de nós, como uma presença grande mas distante. Hoje afecta e influencia tudo. A competição pelos nossos empregos, as nossas economias, as coisas que compramos, o desaparecimento da selva amazónica, o preço do petróleo, o equilíbrio de poderes no mundo e tantas das outras tendências que estão a modificar o mundo têm, pelo menos em parte, o dedo da China.

    Este livro explica-nos a ascensão da China a partir de dentro. Descreve as pessoas e lugares que estão por trás da transformação da nação mais populosa da Terra e mostra como a emergência de um apetite desmesurado está a convulsionar o mundo. A China Abala o Mundo identifica as múltiplas forças de uma potência que se industrializa, mas mostra também que nem todos os gráficos relativos à China exprimem curvas ascendentes. De facto, muitas das influências que se fazem sentir na Europa e na América são manifestação de profundas fraquezas.

    Em última análise, porém, a questão que a ascensão da China suscita resume-se à compatibilidade. Pode haver compatibilidade entre o Ocidente e um país que, no seu carácter e nas suas convicções, difere profundamente do mundo criado em clima de Pax Americana desde o fim da Segunda Guerra Mundial?

Sugestões