Livraria do Bairro - COLAPSO A ASCENSAO E QUEDA DAS SOCIEDADES HUMANAS - (Jared Diamond)
Dados do Livro
Colapso A Ascensao E Queda Das Sociedades Humanas
  • Titulo:

    COLAPSO A ASCENSAO E QUEDA DAS SOCIEDADES HUMANAS

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Trajectos nº 75

  • ISBN:

    978-989-616-284-9

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Porque é que há sociedades que colapsam e outras não? Que escolhas económicas, sociais e políticas devemos fazer para não conhecermos o mesmo fim da civilização Maia? Com uma extraordinária erudição e originalidade, Jared Diamond, o prestigado Professor de Geografia da Universidade da Califórnia e vencedor de um prémio Pulitzer em 1998, interroga-se neste seu brilhante livro acerca dos sinais que podem evidenciar-nos de que o fim de uma civilização se encontra próximo e de que modo, ao observá-los, podemos prevenir o seu colapso. De âmbito vasto, lúcido e escrito com vivacidade, Colapso é um dos livros essenciais da nossa época, ao colocar uma questão urgente:

    Como pode o mundo evitar a autodestruição?

    O que é mais assustador do que o espectro do colapso de uma civilização - os templos abandonados de Angkor Wat, as cidades maias engolidas pela selva, a vigília sombria das estátuas da Ilha da Páscoa? Quem olhou já para essas ruínas e não se interrogou: isto poderá acontecer-nos? Que escolhas económicas, sociais e políticas devemos fazer para não conhecermos o mesmo fim?

    Para responder a estas inquietações, será necessário saber o que provocou a hecatombe das grandes civilizações do passado e o que é possível aprender com o seu destino trágico. Jared Diamond fundamenta a sua tese recorrendo a uma série de narrativas histórico-culturais fascinantes. Deslocando-se com facilidade e perspicácia da cultura pré-histórica polinésia e das antigas civilizações americanas nativas dos Anasazi e dos Maias para a colónia viquingue medieval da Gronelândia e, por fim, o mundo moderno, o autor identifica um padrão fundamental da catástrofe, mostrando-nos o que acontece quando depauperamos os recursos, ignoramos os sinais que o ambiente nos dá, nos reproduzimos demasiado depressa ou abatemos demasiadas árvores.

    Danos ambientais, alterações climáticas, parceiros comerciais instáveis, pressão exercida pelos inimigos - todos estes factores contribuíram para a ruína das sociedades malogradas. No entanto, houve outras sociedades que, face aos mesmos problemas, encontraram soluções adequadas e resistiram. Porque é que algumas sociedades - mas não outras - cometem erros até se autodestruírem? Enfrentamos actualmente problemas semelhantes, que já provocaram desastres no Ruanda e no Haiti, ao mesmo tempo que a China e a Austrália procuram solucioná-los de formas inovadoras.

    De âmbito vasto, lúcido e escrito com vivacidade, Colapso será inevitavelmente um dos livros essenciais da nossa época, ao colocar esta questão urgente:

    Como pode o mundo evitar a autodestruição?

Sugestões