Livraria do Bairro - DECRESCIMENTO, O - (Nicholas Georgescu Roegen)
Dados do Livro
Decrescimento, O
  • Titulo:

    DECRESCIMENTO, O

  • Autor:

  • Editora:

    Instituto Piaget

  • Coleção:

    Economia E Politica nº 111

  • ISBN:

    978-989-659-098-7

  • Tema:

    Economia

  • Sinopse:

    O pensamento económico ocidental, ao considerar o processo económico como um movimento mecânico de vaivém entre produção e consumo inserido num sistema fechado, ignorou, por completo, a metamorfose da ciência desde a dupla revolução de Carnot e Darwin: a descoberta da entropia e da evolução. Fundamentada no dogma mecanicista, cada vez mais anacrónico, a ciência económica do crescimento negligencia as dimensões biogeofísicas da atividade humana e nega a existência da biosfera da qual dependemos.

    Fechada no seu modelo mecanicista retirado da prestigiosa Mecânica racional da Europa Clássica, a ciência económica da nossa civilização Termoindustrial ignora as interações reais entre atividade tecnoeconómica, prolongamento da evolução biológica, e as transformações do meio ambiente planetário.

    Evidenciando as íntimas relações entre a Lei da Entropia (O Segundo Princípio da Termo-dinâmica) e o processo económico, Nicholas Georgescu-Roegen desvendou uma verdade ecológica que, desde então, se impõe a todos nós: o desenvolvimento económico não poderia sobreviver impunemente sem uma profunda reestruturação e reorientação radical. Nos textos aqui reunidos por Jacques Grinevald e Ivo Rens, Georgescu-Roegen, um dos maiores economistas do século xx, oferece-nos uma demonstração clara e irrefutável à escala mundial: Não só se torna impossível colocar a questão do «crescimento sustentável», como tão pouco a do «crescimento zero», o decrescimento tornou-se inevitável para um desenvolvimento sustentável da humanidade.

    Uma das grandes preocupações de Nicholas Georgescu-Roegen foi a da sobrevivência da espécie humana e, consequentemente, da habitabilidade da Terra a qual inspirou os pioneiros da economia ecológica e da ecologia industrial. Os «objetores do crescimento» fizeram de O Decrescimento um livro imprescindível.

    Esta obra que o Instituto Piaget publica, com o apoio da Fundação EDP através do Programa Livros com Energia, situa-se no âmago do debate atual sobre a crise da nossa civilização.

Sugestões