Livraria do Bairro - DIA EM QUE O SOL SE APAGOU, O - (Nuno Gomes Garcia)
Dados do Livro
Dia Em Que O Sol Se Apagou, O
  • Titulo:

    DIA EM QUE O SOL SE APAGOU, O

  • Autor:

  • Editora:

    Casa Das Letras

  • Coleção:

    Extra Casa Das Letras

  • ISBN:

    978-989-74-1258-5

  • Tema:

    Romance / Ficção

  • Sinopse:

    Uma aventura com imaginação e rigor histórico para trazer a luz de volta a Portugal.

    No dia 26 de março de 1487 o sol apaga-se subitamente no reino de Portugal. Sem explicação para tão súbitas trevas – que uns atribuem à maldade castelhana e outros à heresia dos judeus –, D. João II envia dois espiões em demanda da solução que restitua a luz ao País e evite o seu definhamento. Com Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva irá também, guardado num estojo, um par de olhos de diamante que outrora pertenceram a um menino chamado Mil-Sóis, cujo olhar cegava quem o encarasse, e que são a peça fundamental desta missão.
    Enquanto Pêro da Covilhã narra o seu périplo de Lisboa à Etiópia, das Índias ao reino do Monomotapa, de Meca a Sofala, quase sempre disfarçado de mouro e constantemente perdido em bordéis, Salvador – um embalsamador albino com um estranho passado – ficará de guarda à mulher do espião, por quem nutre há muito um amor secreto, e não cessará de procurar os olhos que possam devolver a luz ao seu irmão Mil -Sóis.
    É uma obra fascinante que inventa um cataclismo improvável para reescrever o período áureo da História de Portugal. Um romance de luz e sombra, de avanços e recuos, que cruza fantasia com rigor histórico. E que, no final, responderá a duas questões essenciais: irá o Sol regressar a Portugal? É a Europa o lugar certo para que Portugal continue a existir?

    O Dia em Que o Sol Se Apagou, foi obra finalista do Prémio Leya em 2014.

Sugestões