Livraria do Bairro - DOMAR OS DEUSES - (Ian Buruma)
Dados do Livro
Domar Os Deuses
  • Titulo:

    DOMAR OS DEUSES

  • Autor:

  • Editora:

    Edicoes 70

  • Coleção:

    Extra Edicoes 70

  • ISBN:

    978-972-441-710-3

  • Tema:

    Historia

  • Sinopse:

    A Religião é, e não se antevê que venha deixar de ser, um tópico central da esfera pública e política. Ian Buruma defende que a discussão das relações entre o Estado e Igreja e entre o secularismo e a fé não podem acontecer fora de um contexto histórico. Neste ensaio extremamente rigoroso e límpido, guia-nos pelo papel das religiões em três continentes e mostra-nos as implicações para as respectivas democracias. Num momento em que o mundo enfrenta múltiplas ameaças e inseguranças, como conciliar o papel da religião organizada em sociedades democráticas que se desejam pacíficas e prósperas?

    «Embora fosse absurdo afirmar que a religião organizada é incompatível com a democracia liberal, as tensões entre a autoridade religiosa e a autoridade secular permanecem. O meu livro é uma tentativa de mostrar, em culturas diferentes, como as democracias têm sido afetadas, para o melhor e para o pior, por essas tensões.
    O meu livro consiste em três partes: a primeira trata das relações entre a Igreja e o Estado na Europa e nos Estados Unidos; a segunda versa sobre a autoridade religiosa na China e no Japão; e a terceira aborda os desafios do islamismo na Europa contemporânea. O fio que percorre estes ensaios, apesar da sua grande diversidade em espaço e tempo, é a questão formulada por Tocqueville: o que é necessário, para além da liberdade de expressão e do direito de voto, para sustentar as sociedades democráticas? Será o Estado de Direito suficiente, ou será que necessitamos de valores, éticas e costumes comuns? E qual é o papel da religião em tudo isto? Será uma ajuda ou um obstáculo para a democracia liberal?»
    Ian Buruma

    Domar os Deuses é um livro admiravelmente bem fundamentado
    The New York times

Sugestões