Livraria do Bairro - ESPINOSA VIDA E OBRA - (Georges Duby)
Dados do Livro
Espinosa Vida E Obra
  • Titulo:

    ESPINOSA VIDA E OBRA

  • Autor:

  • Editora:

    Europa America

  • Coleção:

    Grandes Biografias nº 15

  • ISBN:

    972-1-05244-2

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    A primeira biografia completa e detalhada de Espinosa.
    Obra premiada com o Koret Jewish Book Award, de 2000

    Bento de Espinosa (1632-1677) era filho de um conceituado comerciante da comunidade judaico-portuguesa de Amsterdão. Contudo, por volta dos 23 anos de idade, algo aconteceu de que resultou a mais severa excomunhão alguma vez proferida por líderes sefarditas. As consequências foram a exclusão de Espinosa da comunidade – e mesmo o seu afastamento do próprio Judaísmo.

    Acabou por tornar-se um dos mais importantes e conhecido filósofos de todos os tempos e certamente o mais radical e controverso de todos eles. Filósofo moral e metafísico, pensador político e religioso, exegeta bíblico, crítico social, polidor de lentes, comerciante falido, intelectual holandês, judeu herege. O que torna a vida de Espinosa são os variados e, por vezes, contraditórios contextos a que pertence: a comunidade de imigrantes portugueses e espanhóis, muitos deles antigos «marranos», que encontraram refúgio e boas oportunidades económicas na recém-independente República Holandesa; a política turbulenta e a cultura magnífica da jovem nação, que, em meados do século XVII, estava a viver a sua Época de Ouro.

    Figura essencial da Filosofia Moderna, Espinosa lançou novas bases onde a ética e a política ocidental iriam assentar. Filósofo da liberdade política e religiosa, da teologia moderna, dos Estados laicos e da Democracia, a sua obra é ainda hoje tão actual como há trezentos e cinquenta anos atrás.

Sugestões