Livraria do Bairro - FORMAR PROFESSORES PARA QUE ESCOLA TEORIAS E PRATICAS - (Jose B Duarte)
Dados do Livro
Formar Professores Para Que Escola Teorias E Praticas
  • Titulo:

    FORMAR PROFESSORES PARA QUE ESCOLA TEORIAS E PRATICAS

  • Autor:

  • Editora:

    Edicoes Universitarias Lusofonas

  • Coleção:

    Observatorio De Politicas De Educacao E De Ciencias Educativas

  • ISBN:

    972-8881-11-8

  • Tema:

    Educação / Puericultura

  • Sinopse:

    O título desta colectânea de conferências, comentários e comunicações é idêntico ao do evento em que se integraram (V Colóquio de Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado nos dias 29 e 30 de Abril de 2004), e parte de uma frequente pergunta (Para que escola?) implicada pelas exigências que se fazem à escola actual.
    A essas perguntas (diz André Robert no texto 2) só uma nova profissionalidade, baseada numa "razão científica" e numa "laicidade refundada", poderá responder. Mas essa profissionalidade questiona radicalmente os modelos correntes de formação de professores, ao implicar uma profissionalidade docente como aprendizagem de condutas adaptadas aos contextos socio-escolares nas condições reais do exercício da profissão.
    A generalidade das conferências e textos aqui incluídos sublinham essa dimensão social da aprendizagem da docência, no sentido de que a formação inicial e contínua terá de produzir-se numa relação pessoal com os contextos educativos e numa dinâmica teoria/prática/teoria e não apenas na convicção de que importa imitar os mestres (modelo tradicionalista da formação, traduzido em ansiedade pela comparação com o modelo) ou de que quem conhece a teoria desenvolve a prática respectiva (modelo corrente nas nossas instituições de formação, que tendem a limitar-se a uma sensibilização pontual à prática, fórmula igualmente anxiogénica, como vimos em comunicações incluídas).
    E, sublinhe-se, alguns dos textos incluídos exemplificam as condições de investigação sobre uma nova profissionalidade docente.

Sugestões