Livraria do Bairro - GESTAO DE SISTEMAS DE SEGURANCA HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO - (Matt Seaver)
Dados do Livro
Gestao De Sistemas De Seguranca Higiene E Saude No Trabalho
  • Titulo:

    GESTAO DE SISTEMAS DE SEGURANCA HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO

  • Autor:

  • Editora:

    Monitor

  • Coleção:

    Higiene E Seguranca No Trabalho

  • ISBN:

    972-9413-55-X

  • Tema:

    Gestão

  • Sinopse:

    O sistema ISA 2000 constitui uma ruptura com a abordagem tradicional da gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. O seu ponto de partida não é a legislação mas sim as boas práticas de gestão. A sua fundamentação lógica é simples - a legislação sobre SHST baseia-se invariavelmente em boas práticas, mas nem todas as boas práticas se encontram integradas no relicário da legislação. Logicamente, portanto, a utilização de boas práticas como ponto de partida irá resultar num sistema de controlo mais abrangente e eficaz que automaticamente garante a conformidade com a lei. É isto que o sistema ISA 2000 proporciona.
    O sistema ISA 2000 contém um conjunto de iniciativas, que incluem 233 elementos individuais abrangendo todo o espectro da SHST. Estão prontos a serem utilizados numa estrutura que facilita a construção do sistema e permite a sua posterior auditoria.
    Este livro contem os elementos que devem ser implementados no sistema de gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho de qualquer organização, em qualquer sector da actividade económica. Foram seleccionados para providenciar medidas de controlo da gestão contra os perigos que geralmente se encontram em todos os locais de trabalho, grandes ou pequenos e, como tal, reflectem um mínimo de conformidade com a legislação fundamental sobre SHST. Os elementos estão pormenorizadamente descritos, acompanhados pelo aconselhamento prático sobre a sua implementação, em conjunto com exemplos de procedimentos, impressos e checklists. O sistema ISA 2000 constitui uma abordagem prática à Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, que permite aos gestores, activos e muito ocupados, a organização dos seus esforços de modo eficiente e que garante a aplicação mais eficaz dos recursos, sempre escassos, em termos de custos.

Sugestões