Livraria do Bairro - GRANDE O PEQUENO E A MENTE HUMANA, O - (Roger Penrose)
Dados do Livro
Grande O Pequeno E A Mente Humana, O
  • Titulo:

    GRANDE O PEQUENO E A MENTE HUMANA, O

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Ciencia Aberta nº 124

  • ISBN:

    978-972-662-893-4

  • Tema:

    Ciencias

  • Sinopse:

    As ideias de Roger Penrose são controversas e objecto de viva discussão. O Grande, o Pequeno e a Mente Humana é um fascinante e acessível resumo do pensamento actual de Roger Penrose nas áreas da física onde o autor sente que existem importantes problemas por resolver. É também uma introdução estimulante a conceitos radicalmente novos que Roger Penrose crê serem proveitosos para compreender o funcionamento do cérebro e a natureza da mente humana.

    Permitirá a física quântica reduzir a consciência à computação? Roger Penrose responde, com grande convicção e eloquência, com um rotundo «não».

    Para esta edição, o autor procurou refutações e comentários dos filósofos Abner Shimony e Nancy Cartwright, bem como do seu colega Stephen Hawking, pelo que O Grande, o Pequeno e a Mente Humana é também um estimulante debate entre grandes pensadores do nosso tempo.

    Apesar da convicção de Penrose de que os nossos cérebros não podem ser modelados por sistemas computacionais — permanecendo, assim, essa possibilidade como um tema da ficção científica —, a discussão continuará, porventura, por muito tempo.

    O Grande, o Pequeno e a Mente Humana alarga o debate aos leitores que querem manter-se a par dos últimos pensamentos sobre o pensamento.

    «[...] uma ilustração maravilhosa do que os grandes cientistas sempre fizeram: elaborar arrojadas conjecturas e expô-las para outros as confirmarem, refutarem ou rectificarem.»

    KEITH DEVLIN, New Scientist


    «[...] dificilmente alguém poderia conduzir-nos numa viagem mais perspicaz e apaixonante aos confins da física.»

    Scientific American

Sugestões