Livraria do Bairro - HISTORIA NAO CONTADA DOS ESTADOS UNIDOS, A - (Oliver Stone)
Dados do Livro
Historia Nao Contada Dos Estados Unidos, A
  • Titulo:

    HISTORIA NAO CONTADA DOS ESTADOS UNIDOS, A

  • Autor:

  • Editora:

    Vogais

  • Coleção:

    Extra Vogais

  • ISBN:

    978-989-8086-90-7

  • Tema:

    Historia

  • Sinopse:

    O chamado excecionalismo americano, que atribui aos Estados Unidos caraterísticas únicas entre as nações, continua a moldar a visão que os norte-americanos têm do papel do seu país no mundo e a forma como o mundo interpreta as ações dos norte-americanos.

    Mas os factos revelam uma outra verdade, como Oliver Stone e Peter Kuznick contam nesta obra fundamental sobre as luzes e as sombras do império americano. Munidos das mais recentes descobertas obtidas em documentos desclassificados e da investigação de académicos prestigiados, os autores revelam a história escondida dos EUA, por vezes chocante, mas meticulosamente documentada. Stone e Kuznick mostram, por exemplo, que:

    Os bombardeamentos atómicos de Hiroxima e Nagasaki foram militarmente desnecessários e moralmente indefensáveis.
    Foram os EUA, e não a União Soviética, que mais contribuíram para a perpetuação da Guerra Fria.
    A preferência dos EUA por ditadores de direita em muitos países traduziu-se pelo afastamento do poder de líderes eleitos, pelo treino e armamento de milícias assassinas, e ainda pelo lançamento na pobreza de milhões de pessoas.
    Fundamentalistas islâmicos financiados pelos EUA, que começaram por combater os soviéticos no Afeganistão, vieram depois ameaçar os interesses dos americanos e dos seus aliados.
    Os EUA usaram repetidamente o argumento da ameaça de uma guerra nuclear e estiveram muito perto de a gerar.
    Abrangendo um período de mais de um século da história mundial, este é um documento histórico singular que resulta de uma profunda e rigorosa investigação de cinco anos, revelando toda a verdade sobre os meandros do imperialismo norte-americano.

Sugestões