Livraria do Bairro - HISTORIA PREVERSA DO CORACAO HUMANO - (Milad Doueihi)
Dados do Livro
Historia Preversa Do Coracao Humano
  • Titulo:

    HISTORIA PREVERSA DO CORACAO HUMANO

  • Autor:

  • Editora:

    Terramar

  • Coleção:

    Pequena Historia nº 15

  • ISBN:

    972-710-307-3

  • Tema:

    Historia

  • Sinopse:

    As aventuras do coração humano estão na base de diversos mitos e de inúmeras obras-primas da literatura quer antiga quer moderna.
    Como órgão central que é - autêntico microcosmos à imagem do universo cultural que o concebe -, o coração provoca tanto o amor como a violência, tanto a paixão erótica como a paixão mística, tanto a dádiva do próprio ser como o assassínio sanguinário.
    É assim que, da Idade Média até fins do século XVII, encontramos toda uma longa série de estranhas histórias que se misturam numa espécie de culinária do horrível consagrada à devoção amorosa - como acontece no caso de um marido ciumento que mata o amante da esposa para oferecer a esta o coração do morto sob a forma de alimento.
    Mas a rivalidade entre esposos pode ser substituída pela relação entre pai e filha. E, nesta culinária verdadeiramente macabra, o coração pode ser associado ao sexo do amante.
    Para lá das tensões do amor cortês, Milad Doueihi evoca neste livro a imagem do coração devorado. E também mostra como é que a teologia do Sagrado Coração pôde desempenhar um papel determinante nas lendas do coração comido.
    Mas estas histórias de consumo perverso também ajudam a esclarecer o mistério da Eucaristia - consumo mágico e místico do corpo de Cristo. Para os teólogos, Cristo permanece com o coração e centro da história.
    Por outro lado, a descoberta da circulação de sangue por Harvey, em 1628, e a física cartesiana contribuíram para que o coração perdesse a sua centralidade simbólica a favor do cérebro. Pouco depois, proporcionando-lhe novas perspectivas, Pascal abriu ao coração as vias subtis da inteligência intuitiva, permitindo-lhe uma articulação entre a mística e a ciência.

Sugestões