Livraria do Bairro - JARDINS DO MUNDO DISCURSOS E PRATICAS - (Jose Eduardo Franco)
Dados do Livro
Jardins Do Mundo Discursos E Praticas
  • Titulo:

    JARDINS DO MUNDO DISCURSOS E PRATICAS

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Extra Gradiva

  • ISBN:

    978-989-616-261-0

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    Jardins, lugares de beleza e de sonho, um dos temas que mais deleita o ser humano situado no espaço e tempo e sempre aspirando a uma harmonia maior com a natureza.

    Pela primeira vez na história editorial portuguesa publica-se uma obra verdadeiramente abrangente sobre os Jardins, abordados na óptica dos vários saberes e em perspectiva interdisciplinar.
    Resultante da contribuição de vários especialistas nacionais e estrangeiros, o leitor encontra aqui estudos aprofundados sobre jardins de várias espécies e formas. Procura-se oferecer uma visão global sobre os seus diferentes perfis, significado e importância social e simbólica nos mais diferentes povos e culturas.

    Jardins do Mundo é um livro com um conteúdo riquíssimo de conhecimento e sabedoria, com dimensão quase enciclopédica, aprofundado e fundamentado sobre os diversos tipos, origens e nacionalidades desses espaços-síntese de utopia e de tentativa de recuperação de paraísos perdidos, que são de facto os jardins.
    Desde os jardins chineses, japoneses, russos, alemães, até aos jardins em perspectiva americana e, naturalmente, aos jardins portugueses (aos quais se dá compreensível destaque), este livro apresenta um repertório multipolar de análises rigorosas ilustradas com fotografias e outros elementos iconográficos.

    Autores de renome nacional e internacional como Daniel Kwok, Gonçalo Ribeiro Teles, Eduardo Lourenço, Miguel Real, Viriato Soromenho Marques, Andrés Galera, Pedro Calafate, José Augusto Mourão, Aurora Carapinha tratam dos jardins na era da globalização e em perspectivas tão multidisciplinares que interessam tanto a arquitectos como a historiadores, a sociólogos, a antropólogos, a biólogos, a teólogos, a filósofos, a políticos, a professores, a estudantes, a educadores e, porque é de jardins que se trata, seguramente ao público em geral.

Sugestões