Livraria do Bairro - JESUS O HOMEM E O FILHO DE DEUS - (Michel Quesnel)
Dados do Livro
Jesus O Homem E O Filho De Deus
  • Titulo:

    JESUS O HOMEM E O FILHO DE DEUS

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Religiao Aberta nº 1

  • ISBN:

    989-616-018-X

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    O LIVRO

    É essencial saber conciliar a história com a teologia para evocar a figura de Jesus. Esta obra faz o inventário das fontes disponíveis, literárias e arqueológicas. Recolocado no contexto judaico do século I, o jovem pregador e taumaturgo de Nazaré adquire uma autenticidade e uma verdade que satisfarão até os historiadores mais exigentes. Essa análise reconduz o autor a questões teológicas e espirituais que ressaltam do impacte da personalidade e percurso de Jesus sobre quem o conheceu. Dois milénios de influência, reflexão e controvérsia deixaram o seu rasto no pensamento e na tradição litúrgica da Igreja, na cultura de numerosos povos e mesmo no interior de outras religiões. Este livro constitui um testemunho do que a fé cristã, trabalhada pela razão, pode trazer ao crente dos nossos dias. Obra de um grande exegeta católico, é um dos livros mais bem documentados sobre Jesus, redigido a pensar no grande público.


    A COLECÇÃO
    A religião está viva, não desapareceu, como alguns vaticinavam. E a inquietação religiosa irrompe espontânea, desenquadrada e por vezes bravia. Mas não faltam sinais preocupantes de que em torno dela a razão e a laicidade, frutos humanizadores da tradição ocidental, se encontram ameaçadas de uma dupla erosão: a de um laicismo serôdio e defensivo e a de um difuso integrismo religioso que disputam um ao outro o terreno político.
    A Gradiva lança, neste contexto, uma série nova, «Religião Aberta», que procura seleccionar obras que introduzam um público não especializado em áreas relevantes da reflexão actual no campo religioso. A escolha não exclui, à partida, autores de qualquer religião ou de nenhuma. Haverá trabalhos que representam a fé em busca de uma inteligência de si própria, mas outros haverá de especialistas em história ou ciências sociais e humanas que assumem uma posição mais distanciada, de observadores atentos.
    «Religião Aberta» pretende contribuir para que se afirme e entenda, sem preconceito, a diferença; que se discorde e argumente, mas com critério.

    O AUTOR

    Professor universitário e padre da Congregação do Oratório, Michel Quesnel é autor de uma dezena de obras, nomeadamente: Paul et les commencements du christianisme (2001), La Bible et sa culture (com Philippe Gruson, 2000), L'Éternité qui m'est offerte (1998), Jésus Christ selon saint Mathieu (1991), L'Histoire des Evangiles (1987), Comment lire un Evangile. Saint Marcs (1984). Depois de ter ensinado exegese bíblica durante vinte e cinco anos no Instituto Católico de Paris, é actualmente reitor da Universidade Católica de Lyon.

Sugestões