Livraria do Bairro - LICOES DE GESTAO DOS CLASSICOS, AS - (Varios)
Dados do Livro
Licoes De Gestao Dos Classicos, As
  • Titulo:

    LICOES DE GESTAO DOS CLASSICOS, AS

  • Autor:

  • Editora:

    Casa Das Letras

  • Coleção:

    Gestao E Comunicacao

  • ISBN:

    978-972-46-1774-9

  • Tema:

    Gestão

  • Sinopse:

    Em As Lições de Gestão dos Clássicos aprendemos a liderar melhor com base nos pensamentos e nos percursos de vida de personalidades controversas como Alexandre, o Grande, Júlio César, ou como Sócrates. Muitos dos conselhos surgem tanto sob a forma de advertências dos grandes cérebros da Antiguidade, como sob a forma de pequenas histórias. Os autores antigos sabiam como deixar os acontecimentos educarem por si sós, com a ajuda de um pequeno floreado criativo. Muitas destas histórias têm uma vivacidade e uma graça que transcendem a simples leitura da sua mensagem.
    Este livro nasce da essência da nossa herança cultural. As fundações da moderna civilização ocidental residem nas antigas sociedades grega e romana que foram as primeiras a organizaram-se em estados constituídos por cidadãos com comportamentos sociais complexos. Não será de surpreender que os conceitos que agora são essenciais à cultura política, tais como a legislação e as formas de governo democráticas e republicanas, tenham sido formulados no Mundo Antigo.
    Dado que a própria noção de liderança é, fundamentalmente, uma herança da Antiguidade Clássica, beneficiamos, com um olhar demorado e atento, com as experiências no campo da gestão dos Gregos e dos Romanos.

    Conselhos de Alexandre, o Grande, Calígula, Aristófanes, Aristóteles, Cícero, Cleópatra, Demóstenes, Esopo, Heródoto, Hipócrates, Homero, Júlio César, Marco António, Marco Aurélio, Octávio, Platão, Plutarco, Pitágoras, Séneca, Sertório, Sócrates, Tito, Xenofonte, entre muitos outros grandes líderes da Antiguidade Clássica, sobre:
    A natureza da liderança: estilo, motivação e carisma
    Constituição de uma equipa
    A imagem do líder
    Reflexão sobre aconselhamento e decisão
    Estratégia e definição de objectivos
    Lidar com a concorrência
    O trabalho em equipa
    Identificar oportunidades
    As relações entre gestor e funcionários
    Oferta de incentivos e compensações aos empregados
    Alcançar maior produtividade
    Delegação de autoridade a subordinados
    Lidar com o sucesso e fazer frente aos desaires

Sugestões