Livraria do Bairro - LIVRO DAS ESCOLHAS COSMICAS, O - (Orfeu Bertolami)
Dados do Livro
Livro Das Escolhas Cosmicas, O
  • Titulo:

    LIVRO DAS ESCOLHAS COSMICAS, O

  • Autor:

  • Editora:

    Gradiva

  • Coleção:

    Ciencia Aberta nº 146

  • ISBN:

    989-616-087-2

  • Tema:

    Geral

  • Sinopse:

    O Universo é o livro de todas as escolhas cósmicas, o registo de todos os acontecimentos, mesmo os da escala humana, pois todos cinzelam o corpo do cosmos. Cosmos em contínuo estado de transformação, global e local, que é porto de abrigo do nosso estar no mundo e também o continente indefinido das indagações cósmicas da civilização humana.
    Uma narrativa sobre a história do Universo não poderia deixar de ser também uma história das ideias, descobertas e técnicas que conduziram ao estágio actual do conhecimento científico sobre o Universo. Assim, O Livro das Escolhas Cósmicas é também um relato do esforço histórico da humanidade para entender o cosmos, dos mitos da criação à revolução científica, desta às descobertas da radiação cósmica de fundo e da aceleração da expansão do Universo. Descobertas estas que conduziram ao desenvolvimento das ideias mais recentes sobre a origem e evolução do Universo tais como os mundos-membrana, a inflação, a matéria escura e a energia escura e que apontam para a existência de objectos e ocorrências espectaculares tais como buracos negros, núcleos activos de galáxias, explosões de raios gama, etc.


    ORFEU BERTOLAMI nasceu em São Paulo, Brasil, em 1959. Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo em 1980, obteve o mestrado no Instituto de Física Teórica em São Paulo em 1983, o Grau Avançado em Matemática na Universidade de Cambridge em 1984 e o doutoramento em física teórica na Universidade de Oxford em 1987.
    Desenvolveu actividades de investigação no Institut für Theoretische Physik em Heidelberg, na Alemanha, no Instituto de Física e Matemática de Lisboa, no Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) em Genebra, na secção de Turim do Istituto Nazionale de Fisica Nucleare na Itália e na Universidade de Nova Iorque. É Professor Associado no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, onde leciona desde 1991. Obteve a Agregação pela Universidade Técnica de Lisboa em 1996.
    Publicou mais de 130 artigos científicos, em livros, jornais, actas de conferências, revistas de divulgação e revistas especialisadas (mais de 80) nas áreas da astrofísica, cosmologia, gravitação clássica e quântica e em teorias de unificação das interacções fundamentais da natureza. Já apresentou cerca de duas dezenas de palestras convidadas em conferências internacionais e quase duas centenas de seminários especializados em universidades e centros de investigação na Europa, Rússia, Coreia, Japão, Brasil, Argentina e Estados Unidos.
    Tem participado, desde 1990, em actividades de divulgação da ciência apresentando dezenas de palestras sobre temas como a unificação das interacções fundamentais da natureza, o Big Bang, explosões de raios gama, a origem da vida no Universo, o planeta Marte, a hipótese do controle da gravidade, ciência e literatura, a teoria das cordas quânticas, e em 2005, sobre a vida e a obra de Albert Ensitein e a cosmologia do século XXI.
    Foi galardoado com o terceiro prémio da Gravity Research Foundation dos Estados Unidos em 1999, com menções honrosas da mesma institutição em 1995, 1997, 2001 e 2003, e com o Prémio União Latina de Ciência em 2001. Colabora em projectos europeus dedicados ao estudo de problemas relativos à física da matéria escura e da energia escura, com a Agência Espacial Europeia e com o Jet Propulsion Laboratory da NASA na Califórnia. É membro do Conselho Consultivo para o Espaço do Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
    É casado, tem uma filha e vive em Portugal desde 1989.

Sugestões