Livraria do Bairro - MELO ANTUNES UMA BIOGRAFIA POLITICA - (Maria Inacia Rezola)
Dados do Livro
Melo Antunes Uma Biografia Politica
  • Titulo:

    MELO ANTUNES UMA BIOGRAFIA POLITICA

  • Autor:

  • Editora:

    Ancora Editora

  • Coleção:

    Pessoas

  • ISBN:

    978-972-78-0373-6

  • Tema:

    Biografias

  • Sinopse:

    Num momento em que se assinalam os trinta e sete anos do 25 de Novembro de 1975, este livro vem acrescentar novos dados sobre este episódio ainda hoje envolto em polémica, destacando, nomeadamente, a importância fundamental da intervenção de Melo Antunes no seu contexto. Numa altura em que tudo deixava antever que ao 25 de Novembro se seguiria uma “caça às bruxas”, tendo como alvo o PCP e extrema-esquerda, Melo Antunes vem a público para salientar a importância do Partido Comunista na construção da democracia portuguesa. “Esta posição”, explica a autora, “central para a definição de um regime plural e livre, custar-lhe-á inimizades e incompreensões que o acompanharão até ao fim da vida”.
    É possível acompanhar o fascinante percurso de Ernesto Melo Antunes, um dos protagonistas da Revolução de Abril, contextualizando-o nos momentos determinantes do Século XX português.
    A biografia acompanha o percurso de Melo Antunes, desde a sua adolescência, início da carreira militar, passando pela militância nas hostes oposicionistas açorianas nos primeiros anos do Marcelismo, as experiência de guerra em África, a conspiração do Movimento dos Capitães e a sua trajetória no processo revolucionário – o seu papel na descolonização, como ministro sem pasta, ministro dos negócios estrangeiros e conselheiro da revolução, a elaboração do Documento dos Nove, etc – até ao período de institucionalização e consolidação democrática. “Saliente-se”, observa a autora, “que neste período [da consolidação democrática], Melo Antunes foi não só Presidente da Comissão Constitucional (antecessora do Tribunal Constitucional), como também conselheiro do então Presidente da República, general Ramalho Eanes”.

    O prefácio da obra é da autoria do escritor António Lobo Antunes, grande amigo de Melo Antunes e seu companheiro nas Comissões em Angola.

Sugestões